Página:Tratado de Geographia Descriptiva Especial da Provincia de Minas-Geraes.pdf/43

Wikisource, a biblioteca livre

contribuiria tambem para a riqueza publica e particular da provincia.

Na freguezia e municipio da Aiuruoca alem dos finos tecidos de lã e algodão, tré, colchas bordadas de seda e algodão, fazendas imitando a cazimira e o angola, baixeiros e pannos de algodão, fabricão-se tambem finissimos chapéos de lã para o consumo.

No municipio de Baependy há diversas fabricas notaveis, pelo capricho e regularidade com que trabalhão em fumo e cigarros; sendo as mais notaveis as dos tenente coronel Souza Guerra, Almeida Pedrozo, Viotti e João Constantino. Alem do excellente fumo conhecido pelo nome de tabaco de Baependy, fabricão-se os afamados cigarros e fumo crespo, que é exportado em latas

Na cidade do Juiz de Fóra ha duas ou tres fabricas de cerveja mais ou menos importantes e que fornecem para o consumo do logar e ainda vendem para fóra do municipio.

Existem em diversos pontos do Sul de Minas, como sejão Alfenas, Pouzo Alegre, Passos e Campanha, as conhecidas fabricas de vélas de cêra.

Em Santa Rita da Extrema municipio de Jaguary e em outros pontos mais, há varias fabricas de polvora.

Ha hoje na provincia uma industria, que promette grande e vantajoso resultado á quem della tratar com afinco.

Fabrica-se na provincia excellente vinho extrahido da uva americana, que é a que mais prospéra no paiz, esta industria é hoje exercida em muitos pontos da provincia e com especialidade nas freguezias e cidades de São José d'El-Rey, Campanha, Lavras e Alfenas e em Barbacena.

Nesta ultima cidade existe uma chacara de propriedade do escrivão de Orphãos o cidadão José Joaquim de Castro, o qual com uma incansavel sollicitude e genio emprehendedor se