Página:Tratado de Geographia Descriptiva Especial da Provincia de Minas-Geraes.pdf/44

Wikisource, a biblioteca livre

dedica ao fabrico do vinho e tem conseguido fazer o melhor e mais excellente vinho, tirando um bom resultado, pois que sendo talvez o melhor de todos os fabricados na provincia, encontra por isso mesmo prompta e facil extracção, seguindo-se logo em bondade o que se fabrica em São José.

Tambem cultiva-se na provincia e com optimo resultado a canna, de que se faz ali o mais cristalino e delicado assucar; tambem cultiva-se em grande escalla o algodão, o fumo e o café; todas estas plantas constituem um ramo de grande interesse para a renda publica e particular. O linho, o trigo, o centeio e a cevada produzem optimamente; assim como a mandioca, de que se extrahe a tapioca, da qual se faz tão grande uzo e tambem a araruta.

Quanto á criação tem merecido grande e especial cuidado da parte dos criadores mineiros o melhoramento das raças cavallar, bovina, suina e innigera; e sem medo de errar pode-se computar aproximadamente em 400 mil cabeças os cavalos, bois, porcos e carneiros, que annualmente são exportadas e vendidas ao consumo tanto na côrte, como na provincia do Rio de Janeiro.

Finanças da provincia

O estado financeiro da provincia se não é no todo muito prospero, tambem não é de todo máo. Conforme se vê do Relatorio apresentado á assembléa provincial no anno de 1876 pelo então presidente da provincia o Exmo. Barão da Villa da Barra, a receita do exercicio de 1874 á 1875, que ainda não está liquidada, foi orçada em 1:651:640$000 réis; a despeza fixada foi de 2:177:910$643 réis; entretanto a receita arrecadada, que ainda não está liquidada, sobe á quantia de 2:260:436$178, havendo por conseguinte um saldo de Rs. 82:525$535.