Página:Tratado de Geographia Descriptiva Especial da Provincia de Minas-Geraes.pdf/45

Wikisource, a biblioteca livre
Elemento servil da provincia

O numero dos escravos matriculados em 69 municipios foi 365:861 escravos.

A quantia destinada para o fundo de emancipação e dividida por esses municipios é a de Rs. 728:628$763.

Isto é o que consta do Rellatorio apresentado em 24 de Janeiro de 1877 pelo vice-presidente Barão de Camargos no Conselheiro Bandeira de Mello, presidente nomeado para a provincia.

Estradas na provincia

Acha-se aberta desde o principio do corrente anno e entregue ao tranzito publico a Estrada de Ferro de D. Pedro II em seu prolongamento por esta provincia desde a Estação de Entre-Rios na margem do Parahyba até o logar denominado Sitio, que dista da cidade de Barbacena apenas duas leguas.

Tambem está funccionando regularmente a Estrada de Ferro da Leopoldina, a qual partindo do Porto Novo do Cunha chega até a nova Villa de Cataguazes, antiga Meia Pataca, na margem do Rio Pomba. São estas por emquanto as unicas estradas de ferro, que se achão funccionando dentro da Provincia; com quanto haja muitas outras concedidas, por oras achão-se só em projectos, constando-nos apenas que no dia 8 de Setembro do anno de 1877 forão inaugurados os trabalhos do ramal, que partindo da Estação da Serraria na margem do Parahibuna, se dirige ao Arraial do Espirito Santo do Mar de Hespanha. E' de crer que esta estrada fique concluida dentro de pouco tempo, attentos os recursos,