Saltar para o conteúdo

Página:Ultimas conferencias e discursos (1924).djvu/20

Wikisource, a biblioteca livre
— 17 —

meigas ou duras, de tolerância ou de revolta, sempre se vestem de uma fórma pura e nobre, simples e majestosa, alliando a força á graça, a energia ao bom gosto.

A ceremonia de hoje é intima. E’ a romaria dos primeiros fieis. E’ a primeira peregrinação dos que assentam as bases do culto. E é a homenagem da família literaria ao chefe que perdeu.

Um dia, descrevendo a austera figura de Spinosa, em um soneto de rara belleza, Machado de Assis mostrou-nos o philosopho, grave e solitário, no seu retiro de lida e pensamento, apartado das vãs ambições e das cobiças grosseiras, captivo apenas do mundo interior das suas idéas:

“Soem cá fóra agitações e lutas,
Sibile o bafo asperrimo do inverno,
Tu trabalhas, tu pensas e executas,
Sobrio e tranquillo, desvelado e terno,
A lei commum, e morres, e transmutas
O suado labor no prêmio eterno...”

Inspirou e dictou estes versos uma affinidade real entre dous espíritos de eleição. Sem o temperamento combativo do sombrio Spinosa, o nosso grande escriptor teve a mesma dignidade de vida, a mesma abnegação modesta, a mesma escravização ao dominio exclusivo das idéas, — e o mesmo gosto da solidão, que em certos homens não é timidez nem orgulho, mas sómente a tristeza de quem se reconhece diverso do commum das gentes, e fadado a viver, senão ignorado, ao menos mal entendido dos seus contemporâneos.