Página:Um casamento no arrabalde (1881).djvu/81

Wikisource, a biblioteca livre

Mas, coitadinhos! foram mal succedidos. Luiz Corrêa recusou-se a recebel-os. Nem sequer appareceu aos padrinhos, pessoas acima de toda excepção, e um delles amigo seu. Houve quebra de amizade.

O homem, que pouco antes soubera do que tinha occorrido, estava furioso.

Eu não gosto de pôr os podres de ninguem na rua, e por isso, boca calada. Mas sempre direi que dia virá em que Luiz Corrêa, pensando melhor nas coisas desta vida, ficará envergonhado do seu procedimento, porque elle não era para fazer isto. Creio piamente que elle ainda se ha de arrepender mais do que fez do que estavam arrependidos os dois meninos que não tinham culpa de querer ser felizes. Creio piamente no arrependimento de Corrêa, porque, de parte certas fraquezas, umas das quaes são e hão de ser o eterno patrimonio de todo homem, e outras presente de preconceitos que atacam alguns, Corrêa tem muitas qualidades boas.

Prevendo que as coisas haviam de dar nisso, porque elles bem sabiam com quem estavam mettidos, os meninos tinham de antemão conseguido de uma obsequiosa senhora que morava nas immediações