Página:Uma campanha alegre v2 (1891).pdf/212

Wikisource, a biblioteca livre

Vossa Magestade nos perdõe o arremessarmos para ahi, irreverentemente, grosseiras noticias da vida, — mas nós queremos contar-lhe o que se passou n’esta cidade onde Vossa Magestade viveu, por oc. casião do dia 24 de julho de 1872.

Não sabemos se Vossa Magestade se lembra ainda do dia 24 de julho. Para as almas que palpi. tam ahi, na sombra inviolavel, os factos da vida terrestre devem ser como farrapos fuscos de sonhos extinctos, sem intenção e sem idéa. Mas Vossa Magestade pode perguntar ao seu velho amigo duque da Terceira; lembre lhe a batalha de 23 e os fogos accesos de noite no pontal de Cacilhas!

Ora deve saber Vossa Magestade que durante 36 annos o dia 24 de julho e as suas glorias estiveram sepultados insondavelmente no fundo das memorias veteranas. Nunca ninguem se lembrou que n’aquelle dia o duque da Terceira tivesse dado uma capital aos constitucionaes. Os velhos, senhor, teem a memoria fugitiva como a agua dos rios: e os novos, a quem a educação revolucionaria alterou a curiosidade, nunca voltam os olhos para traz, para a região calada onde jazem as suas batalhas e as suas leis. Todos os annos, senhor, passava por nós entre a sequencia dos dias, o 24 de julho, e ninguem o notava, como se não nota, na passagem de um regimento, um soldado sem nome.