Página:Uma campanha alegre v2 (1891).pdf/218

Wikisource, a biblioteca livre

lyricos da côrte, descendentes dos vates parasitas do adro de S. Domingos: mas os da Aguia de oiro abrem sobre as mesas as odes de Vidal, e entornam-lhes em cima, como unico commentario digno, môlho de carne assada.

O Porto, por circumstancias, é reformista: eis que Lisboa, se veste de um grande desdem pelo sr. bispo de Vizeu, Antonio.

Em Lisboa houve ultimamente um certo movimento subterraneo, indistincto, informe, do espirito republicano: o Porto recebe El-Rei, com um delirio que só Vossa Magestade inspirou nos dias em que passeava a pé, com a sua estreita farda de coronel de caçadores, de cravo ao peito, e batia, com as pontas dos dedos, nas faces rechonchudas das mulheres do Candal.

Lisboa come com pretenções francezas e phantasistas: logo o Porto se afoga, cada vez mais, no chorume da velha cosinha portugueza, e abraça-se, como a um estandarte, à travessa do cosido. —-Mas em quantas coisas estamos fallando, que são para Vossa Magestade como as syllabas irritantes de um dialecto barbaro? Era-se mais conciso, não é verdade, nos tempos apressados de Vossa Magestade? Hoje, a gente põe-se a caminho, mas para a cada momento, como um anemico e um precioso, a fu. mar as cigarrilhas-azues da phantasia. — O facto é,