Página:Viagem ao norte do Brasil (1874).pdf/212

Wikisource, a biblioteca livre
148

terem os astros lhe dado sobre os rins, desde a cabeça até o fim da cauda um reflexo de seos raios e brilhos, porque notareis no dorso uma bella facha de raios do sol e das estrellas, similhantes aos que fazem os nossos pintores ao redor do globo do sol e das estrellas.

Tem a pelle esmaltada de côr prateiada e azulada, como a abobada celeste quando serena.

Quando este animal sente a intensidade do Sol, sahe do mar, sobe ás arvores visinhas, e escolhendo um ramo para deitar-se, ahi se estende e descança.

Põe seos ovos nas arvores maritimas, os quaes aquecidos pelo calor do Sol deixam sahir os lagartinhos, que apenas sahem das cascas dos ovos conhecem logo o pae e a mãe, acompanham-no ao pasto no mar, em terra e nas arvores.

Explico a rasão d’isto dizendo que quanto mais humido é o animal, mais somnolento é elle. Entre todas as especies de animaes esta sorte de lagartos é humida e fria, e por tanto sujeita ao dormir, e como seja mais agradavel o somno quando se tem os membros em certo grau de calor, eis por que elles buscam soalheiros. Reconhecendo pequeno o seo calor natural, eis porque põem seos ovos em lugar expostos aos raios do Sol.

 


CAPITULO XLI

Da pesca do Piry.


Os selvagens do Maranhão, de Tapuitapera, e de Comã tem uma pescaria certa e annual, como annualmente a do bacalhau nos Bancos da Terra Nova.