Saltar para o conteúdo

Página:Vidas seccas.pdf/16

Wikisource, a biblioteca livre
12
Graciliano Ramos

O menino mais velho, passada a vertigem que o derrubara, encolhido sobre folhas seccas, a cabeça encostada a uma raiz, adormecia, accordava. E quando abria os olhos, distinguia vagamente um monte proximo, algumas pedras, um carro de bois. A cachorra Baleia foi enroscar-se junto delle.

Estavam no pateo duma fazenda sem vida. O curral deserto, o chiqueiro das cabras arruinado e também deserto, ,a casa do vaqueiro fechada, tudo annunciava abandono. Certamente o gado se finara e os moradores tinham fugido.

Fabiano procurou em vão perceber um toque de chocalho. Avizinhou-se da casa, bateu, tentou forçar a porta. Encontrando resistencia, penetrou num cercadinho cheio de plantas mortas, rodeou a tapera, alcançou o terreiro do fundo, viu um barreiro vazio, um bosque de catingueiras murchas, um pé de turco e o prolongamento da cerca do curral. Trepou-se no mourão do canto, examinou a catinga onde avultavam as ossadas e o negrume dos urubus. Desceu, empurrou a porta da cozinha. Voltou desanimado, ficou um instante no copiar, fazendo tenção de hospedar ali a familia. Mas che-