Saltar para o conteúdo

Página:Vidas seccas.pdf/31

Wikisource, a biblioteca livre
Vidas Seccas
27

afastar aquella perturbação, encher os cestos, dar pedaços de mandacaru ao gado. Felizmente a novilha estava curada com reza. Se morresse, não seria por culpa delle.

— Ecô! ecô!

Baleia voou de novo entre as macambiras, inutilmente. As crianças divertiram-se, animaram-se, e o espirito de Fabiano se destoldou. Aquillo é que estava certo. Baleia não podia achar a novilha num banco de macambira, mas era conveniente que os meninos se acostumassem ao exercicio facil — bater palmas, expandir-se em gritaria, seguindo os movimentos do animal. A cachorra tornou a voltar, a lingua pendurada, arquejando. Fabiano tomou a frente do grupo, satisfeito com a licção, pensando na egua que ia montar, uma egua que não fôra ferrada nem levara sella. Havería na catinga um barulho medonho.

Agora queria entender-se com sinha Victoria a respeito da educação dos pequenos. Certamente ella não era culpada. Entregue aos arranjos da casa, regando os craveiros e as panellas de losna, descendo ao bebedouro com o pote vazio e regressando com o pote cheio, deixava