Saltar para o conteúdo

Página:Vocabulário ortográfico e remissivo da língua portuguesa.pdf/7

Wikisource, a biblioteca livre
PREFÁCIO
7

Quando, por conseguinte, o consultor do Vocabulário não achar nêle uma palavra com qualquer dessas letras equivalentes, deve procurá-la com a outra ou com as outras de igual valor, certo de que a encontrará, as mais das vezes com a devida remissão à escrita errada. Outro tanto acontecerá quando haja mais de uma forma para o mesmo vocábulo, que se inscreve com as competentes remissões. Neste caso, na forma preferível não se faz no Vocabulário referência à menos legítima, a qual é inscrita em caracteres itálicos, quando seja peregrina dispensável, ou de todo inadmissível, acrescentando-se-lhe a portuguesa adequada ao sentido.

O e e o o fechados tónicos, todas as vezes que por preceito ortográfico não exijam o acento circunflexo a diferençá-los na escrita, vão com êle marcados entre parêntese: dever (ê), dor (ô). Êste mesmo expediente se adoptou para o a, e, o, abertos átonos, fora das circunstâncias normais, e para o i ou u que átonos não formem ditongo com a vogal antecedente; ex.: vadio (à), cediço (è), poveiro (); faiscar (ais), saudar ().

Os símbolos convencionais e designam, em caso de necessidade, os valores do a e do e surdos, de batel (), levar (), alcáçares (çḁ), cadáveres (ve̥), etc.

O valor alfabético do x, quando conveniente se torne indicá-lo, tem um ponto sobrescrito (); os seus outros valores são representados por s, ss, cs, (e)is, tudo entre parêntese.

Por estas convenções se conseguiu que, a par de ortográfico, o Vocabulário seja tambêm ortoépico, pelo menos quanto à sílaba predominante.

A classificação gramatical, o género dos substantivos, e o dos adjectivos ou pronomes vão sempre assinalados pelas abreviaturas m., f., 2 gén. (masculino, feminino, 2 géneros).

Na pauta das abreviaturas estão incluídas, com as suas definições, todas as que se empregaram e são as mais usuais.

É remissivo o Vocabulário, porque menciona constantemente, para confronto, as palavras que devem receber acento gráfico distintivo, comparadas com outras, escritas com as mesmas letras, em que o acento se omite, ou é diferente. Remissivo é também porque aponta mais de uma forma de um dado vocábulo, aconselhando a que se deva preferir, como já antes fica dito.

Quando na flexão de uma palavra qualquer acento tem de ser acrescentado ou suprimido, é tido em consideração êsse facto, designando-se a devida escrita. Assim, por exemplo, o plural de