Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v2.pdf/21

Wikisource, a biblioteca livre
CA
11

- Diccionario historico, descriptivo e geographico do Imperio do Brazil, contendo a historia e origem de cada provincia, cidade, villa e aldeia; sua população, commercio, industria, agricultura e productos mineralogicos; o nome e a descrípção de seus rios, lagôas, serras e montes; estabelecimentos litterarios, navegação e o mais que lhe é relativo. Obra por Milliet de Saint Adolphe, trasladada em portuguez do manuscripto inedito francez, com numerosas observações e addições, ornada com um mappa geral do Imperio do Brazil e cinco plantas dos portos e cidades principaes. Paris, 1845, 2 vols., 1.375 pags. in-8° - Ha uma edição de Paris, 1863, in-8°.

- Cancioneiro alegre de El-rei D. Diniz, pela primeira vez impresso sobre o manuscripto do Vaticano com algumas notas illustrativas e uma prefacção historico-litteraria. Paris, 1847, in-4°.

- Nova guia da conversação moderna, em francez e portuguez, para uso dos viajantes e das pessoas que se dão ao estudo das duas linguas. Paris, 18** - Nova edição, revista, correcta e augmentada de dialogos sobre as viagens, caminhos de ferro, navios a vapor, etc. Paris (1865) - Não vem declarada a data.

- Tratado de geographia universal, physica, historica e politica; redigido segundo um novo plano, e conforme os ultimos tratados de paz; precedido dos principios geraes de geographia astronomica, physica, e politica, colligidos principalmente do Tratado de geographia de Adrien Balbi. Paris, 1858, 2 vols. in-8° com um atlas - Esta é a segunda edição, revista e inteiramente refundida pelo Dr. Caetano Lopes.

- Tratado de geographia elementar, physica, historica, ecclesiastica e politica do Imperio do Brazil. Paris, 1861, in-8° -E'escripto de collaboração com Malte Brun.

- Os Luziadas de Luiz de Camões: nova edição, segundo a do morgado de Matheus, com as notas e vida do autor pelo mesmo, corrigida segundo as edições de Hamburgo e de Lisboa, e enriquecida de novas notas e de uma prefacção pelo Dr. Caetano Lopes de Moura. Paris, 1847, in-12° - Foi depois reproduzida em 1859.

- Epitome chronologico da historia do Brazil para uso da mocidade brazileira. Paris, 1868, 349 pags. in-8° com um mappa.

- Mythologia da mocidade, historia dos deuses, semideuses e divindades allegoricas da fabula, seguida da descripção dos lagares celebres pela antiguidade mythologica, com 28 estampas. Paris, 1840, in-8°.

Muito versado em diversas linguas da Europa, o doutor Lopes de Moura traduziu dellas as seguintes obras:

- Jesus Christo perante o seculo, ou o triumpho da religião christã proclamado pelas recentes descobertas das sciencias naturaes, por