Página:Quatro regras de diplomacia.pdf/74

Wikisource, a biblioteca livre
74

que de ordinario o estylo breve convem ás discussões diplomaticas, por ser mais rapido, mais unido e mais conciso, destacando-se melhor as idéas umas das outras. Não se deve comtudo evitar com demasiado requinte o estylo oratorio; ao passo que convem não o tolher com periodos muito compridos, ou sobrecarregados de accessorios. A idea principal deve differençar-se bem das idéas subordinadas. A regularidade proporcional entre os vocabulos de uma clausula elementar deve reproduzir-se entre os diversos membros de um periodo inteiro. Observar-se-ha sempre a unidade; e o sentido hade completar-se de maneira que não deixe nada a desejar a intelligencia.

«Dissemos que a falta de ordem e de methodo no texto, visto na sua integra, era uma das causas mais fecundas de escuridade. Pertencendo este objecto propriamente ás qualidades logicas do discurso, limitar-nos-hemos a observar aqui que o espirito incommoda-se e a attenção cança-se com uma deslocação de idéas dispostas e ligadas como por acaso, quando pelo contrario deveriam reunir-se em grupos para formarem idéas principaes. Um trabalho n'essas condições é um verdadeiro labyrintho, onde a intelligencia perde o no destinado a guial-a.

«Depende pois a clareza essencialmente da correcção e da pureza do estylo, sendo mais um motivo para se estudar a lingua em que se escreve.

«A affectação, a singularidade, o nimio alinho, a elegancia requintada destoam da gravidade dos negocios de que trata a politica; esta pede a linguagem da rasão e da simplicidade. Ha quem diga que as cartas entre soberanos devem brilhar pelo espirito; parece que seria despender o espirito com pouco acerto. O estylo das cartas póde ser animado, estimulado mesmo por um sentimento que attinja o pathetico; deve, porem, aproximar-se mais do theor de uma conversa polida e facil, do que do estylo estudado de