Refutação de todas as heresias/I/VII

Wikisource, a biblioteca livre

Após este (pensador) veio Anaxágoras[1], filho de Hegesíbulo[2], um nativo de Clasomene. Esta pessoa afirmou que o princípio criativo do universo era a mente e a matéria; a mente era a causa eficiente, enquanto que a matéria era a causa de formação. Como todas as coisas vieram a existir simultaneamente, a mente supervisionou tudo e introduziu ordem. E os princípios materiais, diz ele, são infinitos; até o menor deles é infinito[3]. E que todas as coisas partilham do movimento da mente, com os corpos similares se aglutinando. E que os corpos celestiais foram organizados pelo movimento orbicular. Que, por isso, o que era grosso e molhado, frio e escuro, e todas as coisas pesadas, juntaram-se no centro, da solidificação, que serve de base para a Terra; mas que as coisas opostas a estas – calor e brilho, secura e luz – se deslocaram impetuosamente para a porção mais longínqua da atmosfera. E que a Terra é uma figura plana; e que continua suspensa no alto, por causa de sua magnitude, por estar no vácuo, e por causa do ar, que é mais poderoso, formando-se ao longo da terra arejada. Mas entre as substâncias úmidas da terra estavam o mar, e suas águas; e quando estes evaporaram, ou se fixaram, o oceano foi criado, assim como os rios que de tempos em tempos fluem para ele.

E os rios derivam das chuvas e das águas da terra; por isso é oca e contém água nas cavernas. E que o Nilo inunda no verão, por que as águas passam por ele vêm da neve em latitudes (ao norte)[4]. E que o Sol, a Lua, e todas as estrelas são pedra flamejantes, que giram pela rotação da atmosfera. E que embaixo das estrelas estão o Sol e a Lua, e certos corpos invisíveis que são carregados conosco; e que nós não temos percepção do calor das estrelas, tanto considerando a distância em relação à Terra; e, ainda mais, elas não são tão quentes como o Sol[5], por estarem numa situação mais fria. E que a Lua, estando mais em uma altitude menor do que o Sol, está próxima a nós. E que o Sol ultrapassa o Peloponeso em tamanho. E que a Lua não tem luz de si mesma, mas do Sol. E o ciclo das estrelas acontece abaixo da Terra. E que a Lua está em eclipse quando a Terra está interposta, e ocasionalmente também as (estrelas) embaixo da Lua. E que os solstícios são causados quando o Sol e a Lua são movimentados pelo ar. E que a Lua está sempre se movimentando porque não pode ficar apenas em direção à parte fria.

Essa pessoa foi a primeira a conceber definições a respeito de eclipses e luz. E ele afirmou que a Lua era sólida, e tinha planícies e desfiladeiros. E que a Via Láctea era uma reflexão da luz das estrelas que não derivam seu brilho do Sol; e que as estrelas que cruzam (o firmamento) como faíscas agudas, surgem fora do movimento dos pólos. E que os ventos são criados quando a atmosfera é atravessada pelo Sol e por aqueles globos brilhantes por baixo dos pólos, e se originam de lá. E que trovões e relâmpagos são causados pela queda de temperatura nas nuvens. E que terremotos são produzidos pelo ar caindo sobre a terra; por que, quando se move, a terra também é soprada e sacudida. E que os animais vieram a existir[6] da umidade, um após um; e a cria é macho quando a semente secretada das partes direitas adere ao útero da parte direita, e é fêmea quando acontece o oposto. Esse filósofo ensinou no ano da 88ª olimpíada[7], no tempo que Platão também nasceu. Eles, discípulos de Platão, dizem que Anaxágoras estava igualmente presciente disso.

Notas[editar]

  1. Aristóteles considera que Anaxágoras foi o primeiro a esboçar idéias sobre a existência de causas eficientes na natureza. Ele afirma, entretanto, que Hermótimo recebeu o crédito em uma data anterior.
  2. Ou Hegesofonte.
  3. Símplico em Commentary on Aristotle's Physics (Livro I:II), registra que Anaxágoras ensinou que "todas as coisas existiram simultaneamente - coisas infinitas, pluralidade, diminutividades, e que tudo que era diminuto era infinito" (ver Metafísica, tradução de MacMahon, p 79). Isso explica o comentário de Hipólito, enquanto sugere que o texto seja emendado.
  4. Ou "em Antipodes" ou "da neve na Etiópia".
  5. Ou "provido com muita energia solar", isto é, cuja luz se dissipava com o efeito do Sol.
  6. Ou "foram gerados".
  7. Morreu em 429 ou 428 a.C.