Refutação de todas as heresias/IV/III

Wikisource, a biblioteca livre

O princípio originativo[1], e portanto, fundamental da arte é a fixação[2] do horóscopo[3]. Daí são derivados o resto dos pontos cardeais, assim como as declinações e ascensões, os triângulos e quadrados, e a configuração das estrelas de acordo com estes; e as previsões são produzidas a partir de tudo isso. Então, se o horóscopo é removido, será necessário dizer que nenhum objeto é reconhecível no meridiano, ou no horizonte, ou no ponto dos céus oposto ao meridiano; mas se estes não forem compreendidos, o sistema inteiro dos caldeus desaparece com (eles). Mas sendo que os signos do horóscopo é indiscobrível para eles, nós devemos mostrar uma variedade de argumentos. Porque é nessa ordem que esse (horóscopo) pode ser fixado, primeiramente requisitando o (tempo) que a pessoa nasceu para que possa ser fixado firmemente; segundo, que o horóscopo deve ser infalível; e terceiro, que a ascensão[4] do signo do zodíaco seja observado com precisão. Porque[5] (o momento) do nascimento[6] e a ascensão do signo do zodíaco no céu deve ser observado atentamente[7], já que os caldeus determinam (disto) o horóscopo, construído a configuração das estrelas de acordo com a ascensão (do signo); e eles, nomeiam essa disposição, de acordo com o planejamento de suas disposições. Mas não é possível fazer um exame do nascimento das pessoas, levando em consideração, como eu devo explicar, o horóscopo não é infalível, nem o signo do zodíaco ascendente apreendido com precisão.

Então, já que o sistema dos caldeus[8] é instável, vamos continuar. Tendo, então, anteriormente marcada para investigação, eles traçam o nascimento das pessoas levando em consideração, inquestionávelmente, o depositar da semente, e (da) concepção ou parto. E se um tentar fixar (o horóscopo) da concepção, a precisão disso será incompreensível, o tempo (ocupado) passará rapidamente, e naturalmente. Assim não estão habilitados a dizer se a concepção acontece na transferência[9] da semente ou não. Para que isso aconteça tão rápido quanto se pensa, assim como levedura, quando colocada em jarras aquecidas, imediatamente é reduzida a um estado viscoso. Mas a concepção pode também (acontecer) depois de lapso de duração. Por haver um espaço da boca do útero até o fundamento, onde os médicos[10] dizem que a concepção acontece, é juntamente a natureza da semente depositada para ocupar algum tempo atravessando[11] esse espaço. Os caldeus, portanto, sendo ignorantes do tempo de duração com exatidão, nunca compreenderam o (momento da) concepção; a semente uma vez injetada avança, e caindo num lugar do útero desenvolvido para a concepção, e caindo dispersamente e sendo fixada no lugar pelas forças uterinas. Agora, enquanto esses problemas são desconhecidos, (a saber), o que primeiramente acontece, e o que vem depois, e quanto tempo é gasto naquela concepção em particular; enquanto, digo eu, ignorância nestes pontos prevalecem entre (os astrólogos), uma compreensão acurada da concepção é desconsiderada da questão[12]. E se, como alguns filósofos naturais disseram, a semente primeiro fica estacionária e passa por alterações, então entra (no útero) pelos vasos sangüíneos abertos, assim como as sementes[13] afundam na terra; daí, aqueles que não estiverem familiarizados com a quantidade de tempo gasto na mudança, não saberão o momento exato da concepção também. E, além disso, como uma mulher[14] difere da outras nas partes do corpos, ambas têm energias e em outras circunstâncias igualmente (e é razoável supor que elas difiram da outra) a respeito da energia no útero, algumas concebendo rapidamente e outras mais lentamente. E isso não é estranho, já que mulheres, quando comparadas, por vezes são observadas como tendo uma forte disposição em relação à concepção, enquanto que outras vezes não. Sendo assim, é impossível dizer com precisão quando a semente depositada cresce, na ordem que os caldeus possam fixar o horóscopo do nascimento.

Notas[editar]

  1. Esta passagem (ocorre nas obras) de Sextus Empiricus
  2. Ou "o conhecimento".
  3. w:Horóscopo (de wpa skopoj) é o ato de observar o aspecto dos céus particularmente no ato do nascimento. A partir daí, os astrólogos alegam sua habilidade de predizer o futuro da pessoa que nasceu em determinado dia. O astrólogo considera a mais importante parte do céu aquela em que determinado signo do zodíaco ascendia no momento do parto. Esse era o "horóscopo ascendente" ou "primeira casa". O circuito dos céus foi dividido em 12 casas ou signos do zodíaco.
  4. Ou "diferença".
  5. Ou "durante".
  6. Apotecewj; alguns leriam apotacewj.
  7. Essa passagem é referida mais explicitamente em Adversus Astrol., v. 53.), de Sextus Empiricus.
  8. Sextus usa quase as mesmas palavras.
  9. Ou "alojamento" (Sextus) ou "deposição".
  10. Ou "pacientes".
  11. Ou "fazendo".
  12. Ou "desaparece", (indicando que os astrólogos evitam falar sobre isso).
  13. Não tem paralelo em Sextus Empiricus.
  14. Essa passagem é explicada melhor em por Sextus Empiricus.