Refutação de todas as heresias/IV/VIII

Wikisource, a biblioteca livre

Eu considero isso suficiente para falar com detalhes sobre os prodígios[1] destes homens. Por isso, empregando relatos condensados do que afirmam, eu devo voltar a minha atenção para outros pontos (que faltam ser considerados). Nessas circunstâncias, eles fazem as seguintes afirmações[2]. O Criador comunicou poder poder previamente alto ao movimento orbital (circular) idêntico e similar, porque Ele permitiu (o movimento de ) revolução ser único e indivisível; mas após o dividir internamente em seis partes, (e assim formando) sete círculos diferente, de acordo com cada intervalo de dimensões duplas e triplas, Ele comandou, já que havia três de cada, que os círculos deveriam movimentar-se em órbitas contrárias uma a outra, sendo que três (fora do agregado das sete) sendo giradas juntamente com velocidade igual, e quatro delas com velocidade diferente a cada uma e às últimas três, (todas) de acordo com um princípio definido. Eles afirmam ainda que a autoridade foi comunicada ao movimento orbital de mesmo (círculo), não aquele que segue o movimento dos outros, que, são as estrelas errantes, mas porque também possui grande autoridade, isto é, grande poder, que quando conduz, juntamente, por meio de uma força peculiar própria, estes corpos celestiais, isto é, estrelas errantes - que giram juntamente em direções contrárias de oeste para leste, e, da mesma forma, de leste para oeste.

E eles asseveram que este movimente foi desenvolvido para ser único e indivisível, em primeiro lugar, visto que as revoluções de todas as estrelas fixas eram cumpridas em períodos iguais de tempo e não eram distinguidas de acordo com porções de maior ou menor duração. Depois, todos eles apresentam a mesma fase a qual pertence ao movimento mais externo; considerando que as estrelas errantes são distribuídas em períodos para a finalização de seus movimentos que variam de acordo com a duração, em distâncias diferentes da Terra. E eles afirmam que o movimento de seis partes é distribuído em sete círculos, provavelmente. Já que muitas das quais são seções de cada (círculo) - eu faço alusão às mônades da seção[3] - se tornam segmentos; por exemplo, se a divisão ser por uma seção, haverá dois segmentos; se for por duas, três segmentos; deste modo, se for divido em seis partes, haverá sete segmentos. E dizem que a distâncias destes são arranjadas alternadamente em ordem duplas e triples, havendo três de cada - um princípio que tentaram provar, retém boa parte da composição da alma também, dependendo de sete número. Porque há as mônades duplas de três (números), a saber, 2, 4, 8, e as triplas de três, a saber, 3, 9, 27. Mas o diâmetro da Terra é de 80.108 estádios; e o perímetro da Terra, 250.543 estádios; e, em relação à distância da superfície da Terra ao círculo lunar, Aristarco de Samos computa em 8.000.178 estádios, mas Apolônio em 5.000.000, enquanto que Arquimedes em[4] 5.544.130 estádios. Enquanto que da órbita lunar, à solar, (de acordo o último), são 50.262.065 estádios; e deste até da órbita de Vênus, 20.272.065 estádios; e deste até o de Mercúrio, 50.817.165 estádios; e deste até a de Marte, 40.541.108 estádios; e deste até a de Saturno, 40.372.065 estádios; e deste até o Zodíaco e a mais distante circunferência, 20.082.005 estádios[5][6].

Notas[editar]

  1. A respeito das predições astrológicas, ver Coment. on Gen., de Orígenes; Diodoro de Tarso, De Fato; Photii Biblioth., cod, ccxxiii.; e Bardesanis, De Legibus Nationum, em Spicilegium Syriacum, de Cureton.
  2. Ver Timaeus, de Platão.
  3. Schneidewin, sobre a sugestão de Roeper, emenda esta passagem assim, apesar de que eu não tenha certeza do que exatamente significa sua quase ininteligível versão latina: "Já que muitas seções de cada, há como deduzir da mônade mais segmentos do que seções; por exemplo, se..." O abade Cruice aparentemente adota a seguinte versão: "Por qualquer que sejam as seções de cada, há mais segmentos do seções em uma mônada, tornando-se (assim); por exemplo, se...", etc.
  4. Schneidewin, sobre a autoridade matemática, desacredita os cálculos de Arquimedes.
  5. Este está obviamente errado; o total poderia ser apenas "quatro miríades!"
  6. Nota do tradutor - Um estádio equivalia 180 metros, então, se formos passar os valores das distâncias das órbitas calculados pelos matemáticos antigos para medidas atuais, seriam, em valores aproximados para quilômetros: diâmetro da Terra, 14.419km (o diâmetro real é de 12.756m); perímetro da Terra, 45.097km; distância da superfície da Terra à Lua, respectivamente 1.440.032km, 900.000km e 997.943km (a distância real é de aproximadamente 384.401km); do Sol até a Lua, 9.047.171km; Sol até Vênus, 3.648.971km; Vênus até Mercúrio, 9.147.089km; de Mercúrio até Marte 7.297.399km; de de Marte até Saturno, 7.266.971km; de Saturno até o Zodíaco e a estrela, 3.614.760km.