Refutação de todas as heresias/IV/XV

Wikisource, a biblioteca livre

Eu creio que o pensamento dos aritméticos foi claramente exposto, aqueles que, por meio de números e nomes, supõem que interpretem a vida. Agora eu percebo que esses, que gostam de tempo livre, e sendo treinados nos cálculos, através da arte[1] ensinam aos seus filhos e, adquirindo celebridade, tornam-se profetas. E eles, medindo as letras para cima e para baixo, têm feito leviandades. Porque se eles falham, eles dizem pôr em evidência a dificuldade. Talvez o nome não seja de família, mas imposto, como no caso (dos nomes) Ulisses e Ájax. Quem, tendo oportunidade nesta filosofia incrível, e que deseja ser alcunhado "heresiarca"[2], não será famoso?

Mas, também, há outra arte mais profunda entre os eles - sábios especuladores dos gregos - da qual os heréticos se gabam de se considerarem discípulos, à medida que empregam as opiniões destes (antigos filósofos) em referência às doutrinas que tentaram (estabelecer) por eles mesmos, como será explicado daqui a pouco; mas essa é uma arte de advinhação, por meio do exame da testa[3], ou melhor, devo dizer, é loucura: mesmo assim não ficaremos em silêncio em relação a esses (sistemas). Há aqueles que se referem às figuras estelares que moldaram as idéias[4] e disposições do ser humano, atribuindo a razão disto aos nascimentos (que ocorreram) sob estrelas em particular; assim eles se expressam: aqueles que[5] nasceram sob Áries terão as seguintes características: cabelo longo e ruivo, sobrancelhas contraídas, testa manchada, olhos cinzentos e vivos[6], bochechas torcidas, nariz longo, narinas expandidas, lábios finos, queixo cônico, boca larga. Estes, dizem eles, terão a seguinte natureza: cautelosa, sutil, perspicaz[7], prudente, indulgente, gentil, muito ansiosa, pessoas com desejos secretos para cada empreendimento, prevalecendo a prudência sobre a força, escarnecedores por certo tempo, estudiosas, confiáveis, contentes, briguentas numa rixa, concupiscente, inflamadas com paixão incomum, reflexivas, afastadas[8] por seus lares, sendo descontentes com tudo, acusadores, loucos quando bebem, perdem gradativamente algo[9] de útil em amizades; elas, na maioria das vezes, terminam seus dias em terra estrangeira.

Notas[editar]

  1. A palavra qelein ocorre nesta sentença, mas é obviamente supérflua.
  2. N.T.:"Heresiarca" é uma palavra antiga que designa os fundadores de heresias.
  3. Na margem do manuscrito está a nota "Opinião de Metopiscopists" (não se sabe o que significa esse nome, talvez seja de um ocultista desconhecido hoje).
  4. Essas palavras parecem estar fora de contexto. Ver a próxima nota.
  5. Evidentemente há uma colocação errada de palavras aqui. Miller e Schneidewin sugerem: "há aqueles que atribuem à influência das estrelas na natureza do homem; ao computar o nascimento da pessoa, eles assim se expressam como se estivessem moldando a personalidade da pessoa." O abade Cruice deixa o texto assim, alterando apenas tupountej ideaj into tupwn te ideaj.
  6. Literalmente "saltados"; outros lêem "escuros" ou "expressivos" (literalmente "falantes"). A leitura vulgar, upo alloij, é evidentemente insustentável.
  7. Ou "covardes"; ou alguns leriam laropoioi.
  8. Ou "apaixonadas", se trocar nosountej por noountej.
  9. Ou kat epoj, "verbalmente rejeitando algo".