Saltar para o conteúdo

Regras e regulamentos da Escola das Senhoras do Funchal associadas

Wikisource, a biblioteca livre

«Várias Senhoras, desejosas de que seja geral a instrução da presente mocidade feminina nos ramos úteis de educação, como são, os de cozer, ler, escrever e contar e tomando em consideração a actual despesa das Escolas, que necessariamente exclui a muitos de poder gozar daquelas vantagens que de outro modo de boa vontade aproveitarião, teem resolvido associarem-se a fim de estabelecer uma Escola, cuja despesa em parte sera feita por meio de subscripções e donativos e a outra parte sairá dos discípulos. que deverão de seis em seis meses contribuir com certa soma facilitando-se deste modo que todos gozem de um bem tão precioso.

Para regulamento da Sociedade se estabelecerão as seguintes regras e convida-se a todas as Senhoras que quiserem proteger este Estabelecimento hajão de contribuir com o que for da sua vontade para. a sustentação dele.


Escola das Senhoras do Funchal associadas


Regras a regulamentos

1.ª - Estabelecer-se-a uma Sociedade a que se dará o nome de « Escola das Senhoras do Funchal associadas », cuja escola será franca a crenças de pessoas de todas as classes.

2.ª - Os trabalhos da Associação serão conduzidos por uma Tesoureira, Secretaria e mais sete membros, três dos quais poderão fazer Mesa.

3.ª - Cada membro da Sociedade contribuirá com uma pataca cada mes; donativos também serão aceitos agradecidamente.

4.ª - As crianças que se admitirem na Escola pagarão a entrada uma pataca, continuando a mesma soma de seis em seis meses.

5.ª - Ensinar-se-a as criancas a ler, escrever, contar e cozer, segundo o sistema da Sociedade Inglesa a Estrangeira.

6.ª - Será da obrigação dos membros da mesa indagar pelas visinhanças a informar-se do estado de famílias que necessitão de eclucação, a fim de se admitirem as crianças na escola, para o que recorrer-se-a a Secretaria nos sabados de manhã e esta depois de aprovar as pretendentes, passará ordem para que sejão admitidas e registara os nomes, etc., em um livro que para isso deva ter. . . etc ».