Viagem ao norte do Brasil/I/XXVI

Wikisource, a biblioteca livre

CAPITULO XXVI

Da economia dos selvagens.


Dizia Pitacus ser bem regulada a familia quando n’ella encontram-se duas coisas — falta de superfluidade tanto no que diz respeito á vida como ao governo da casa, e o que é necessario para isto.

Diz Cicero, que perguntando-se a Catão, qual é o melhor governo de uma casa, elle respondera — onde houver comida, vestuario e amor ao trabalho.

Parece-me ser estas sentenças mais applicaveis aos selvagens, e aos que passam vida frugal do que á outra classe de individuos.

São Thomaz definindo a economia concluio dizendo não ser outra coisa mais do que uma boa ordem domestica, e para conseguir-se este fim convinha, que a familia tivesse viveres e tudo o mais necessario a vida, sendo mui essencial não só uma boa intelligencia, como tambem que cuidassem todos os membros d’ella em seos deveres.

A propria natureza, e não qualquer sciencia adquirida, ensina isto aos selvagens.

As aldeias são divididas em quatro habitações, sob o governo de um Muruuichaue, para o temporal, e um Pagy-uaçú «um feiticeiro» para as molestias e bruxarias.[NCH 43]

Cada habitação tem o seo Principal: estes quatro Principaes estão sob as ordens do maioral da aldeia, o qual conjunctamente com outros de varias aldeias obedecem ao Principal soberano da provincia. Cada...

(falta uma folha.)