Viagem ao norte do Brasil/Prefacio

Wikisource, a biblioteca livre

PREFACIO
A RESPEITO DOS DOIS SEGUINTES TRATADOS.


A Sapiencia nos Proverbios 29, apresenta um ensino allegorico, muito bonito, n’estas palavras: pauper et dives obviaverunt sibi, utriusque illuminator est Dominus: vi o pobre sahindo do Hospital cuberto de chagas e ulceras, carregado, e não vestido, de trapos, caminhar pela praça publica e entrar no Templo do Senhor pela porta do meio-dia: na mesma occasião vi o rico sahir do seu palacio, vestido de seda e carregado de ouro, prata, e pedras preciosas, caminhando pela estrada que vae dar á porta do Tabernaculo pelo lado do Septentrião, tão a proposito, que um e outro, o pobre e o rico, se encontraram frente a frente, bem no centro da grande cortina do Sancta Sanctorum, onde a face do Senhor espalha tão bella claridade, que o rosto d’estas duas pessoas brilhavam com o mesmo esplendor divino.

Vejamos o que quer dizer a Sapiencia na obscuridade d’estas palavras.

Deixemos as diversas explicações mysticas e espirituaes, que d’ellas se podem deduzir, e tomemos somente a que nos pode servir em relação ao que escrevemos no frontespicio do nosso livro.

O pobre é o padre São Francisco e os Religiosos da sua Ordem: o rico é o poder real de Vossa Magestade Christianissima, proveniente do ramo sagrado do Rei São Luiz. Quando e onde se encontraram este pobre e este rico? Foi sem a menor duvida na missão evangelica para converter os indios. Entre os dois estava Deos, o grande illuminador dos peccadores nas trevas da morte.

O pobre São Francisco na conversão dos gentios fez nas Indias o que disse São Paulo: — ego plantavi, plantei a fé entre os selvagens do Maranhão: São Luiz, protector da França, e avô do nosso Rei, quando nos mettemos n’esta empresa, respondeo — Rigabo — eu a regarei, e não consentirei que ella murche á falta de cuidados. De nada serviria a planta, si em sua raiz não se deitasse agua para ella florescer, por que em pouco tempo o rigor do sol a seccaria, e o nosso Deos, que sempre prescruta a inclinação dos seos subditos, affirma que infalivelmente a augmentará — incrementum dabo: e por uma luz, sempre crescente de dia para dia, derramada entre os indios á respeito dos mysterios da nossa fé, espancareis as trevas da ignorancia, porque o Senhor é o illuminador de ambos, utriusque illuminator est Dominus.

Quem melhor o pode saber que os selvagens aos quaes baptisamos e lhes promettemos fazel-os christãos?

Si invocassemos o seo testemunho, elles responderiam — credimus.

Oh! Piedade Real, não perdestes vosso tempo enviando-nos como Mensageiros do Evangelho.