Vida e Feitos D' El-Rey Dom João Segundo/XXIII

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Escreveo el-rey logo a todolos grandes e perlados e fidalgos principaes de todos seus reinos, e os mandou aperceber pera o saymento d' el-rey seu pay. Que logo muito honrradamente com muito grandes comprimentos e muitas despesas e grande perfeiçam, lhe mandou fazer no mesmo Moesteyro da Batalha no fim do mes de Setembro, a que el-rey foy em pessoa acompanhado de todolos grandes e nobres de seus reinos e de outra muyta gente honrrada; ho qual saymento fez muito perfeitamente e com grande sentimento no dito moesteiro.

E tanto que el-rey veo do saymento, mandou recado a todollas cidades e villas notaveis, e assi aos alcaides-mores que no mes de Novembro seguinte fossem todos na cidade d' Evora pera cortes que ahi avia de fazer, e assi pera darem obediencias e menajens.

E recolheo loguo pera si com muyto amor e guasalhado todolos officiaes da casa d' el-rey seu pay, e assi os moradores e muytos dos officiaes tomou pera si com os mesmos officios, e a outros deu satisfações de que foram bem contentes. E fez outras muyto grandes merces com muitas palavras de conforto e de muyta esperança, com que todos ficaram muy confortados e satisfeytos delle; que pera perda de tam bom senhor foy grandissimo remedio, tam virtuoso e verdadeyro emparo como todos em el-rey acharam. E nas cousas do testamento e descarrego da alma d' el-rey seu pay, o fez tam virtuosamente com tanta bondade, com tanto cuidado e deligencia, em tanta perfeiçam o cumprio sem ficar cousa algũa por fazer, que mais nam fizera por sua propria vida e salvaçam de sua alma; e por ysto foy de todos em estremo muy louvado.