Wikisource:Esplanada/Atualizações 2021

Wikisource, a biblioteca livre

Para que seja mais amplamente divulgado, há algumas novidades em relação as transcrições/transclusões de páginas:

Transcrições
  • Para palavras hifenizadas entre duas páginas no domínio Páginas, simplesmente escreva a palavra como ela aparece, usando o símbolo de menos (-), que equivale ao hífen em ascii, aonde o hífen é utilizado, que a extensão Proofread Page fará a união das e uma única palavra na transclusão para o domínio principal. Essa opção parece estar ativa, pelo menos desde setembro de 2018.
  • Foram adicionados os Gadgets: Google OCR e de ajustes tipográficos. Essa nova ferramente de OCR não insere quebras de parágrafos, mas em muitos casos o resultado é melhor que o OCR padrão. Já a ferramenta de ajuste tipográfico ajuda a fazer correções como espaçamentos duplos, espaços antes/após acentuação (embora ele possa cometer alguns equívocos), troca de hífen por travessão, e a união de palavras hifenizadas entre duas linhas (após a leitura de OCR).
Transclusões
  • Foram adicionais dois campos opcionais no domínio Galeria: Modernização automática e Epígrafe. O primeiro permite a inserção automática de {{modernização}} em todas as páginas que usam a tag <pages /> com header=1. Já o campo epígrafe insere o texto logo após o cabeçalho de navegação (tipicamente a folha de rosto da obra) e antes do sumário índice quando o <pages /> é utilizado sem o número das páginas (ou com header="toc"); essa opção é útil na criação da página principal da obra, no domínio principal, e evita ter que preencher a mesma informação em vários lugares diferentes. Fiz uma breve documentação em Ajuda:Transclusão.
  • O {{navegar}} foi atualizado e inclui mais campos opcionais (destaco, editor muito útil em coletâneas; contributor quando a seção é escrita por outro autor; e links de correlatos, úteis quando o registro do wikidata for diferente dos correlatos, como ocorre em diferentes edições/versões do livro). Na transclusão, usando o pages, a maioria desses parâmetros/atributos também está disponível (vide {{Proofreadpage header template}}).

Giro720 (discussão) 21h48min de 25 de janeiro de 2021 (UTC)[responder]