Wikisource:Esplanada/Editing news 2021 issue 2
Leia isto em outra língua • Lista de inscrição para este boletim multilingue
Ao início do ano, a equipa de Edição dirigiu um grande estudo sobre a Ferramenta Responder. O principal objectivo era determinar se a Ferramenta Responder ajudava aos novos editores a comunicar-se no wiki. O segundo objectivo era observar se os comentários feitos pelos novos editores utilizando a ferramenta precisavam ser revertidos de forma mais frequente que aqueles factos com o editor de páginas de wikitexto.
A resultados chave foram:
- Os editores novos que tinham acesso automático ("por padrão") à ferramenta Responder eram mais propensos a publicar um comentário numa página de discussão.
- Os comentários publicados pelos editores mais novos usando a Ferramenta Responder foram também menos propensos a ser revertidos que aqueles que fizeram mediante a edição de página.
Estes resultados deram certeza à equipa de Edição a certeza de que a ferramenta é útil.
De olho no futuro
A equipa planea tornar a ferramenta Responder disponível para todos como uma preferência opt-out nos próximos meses. Isto já ocorreu nas Wikipédias em árabe, tcheco e húngaro.
O próximo passo é solucionar um desafio técnico. Depois, a ferramenta Responder será implementada primeiro nas Wikipédias que fizeram parte do estudo. Em seguida, a implementação será feita, por estágios, às outras Wikipédias e todas as wikis hospedadas na WMF.
É possível ativar "Ferramentas de Discussão" em Recursos Beta agora. Depois de obter a ferramenta Responder, você poderá mudar suas preferências a qualquer momento em Special:Preferences#mw-prefsection-editing-discussion.
14h15min de 24 de junho de 2021 (UTC)