Wikisource:Esplanada/Fomentando o ambiente saudável em wikiprojetos lusófonos

Wikisource, a biblioteca livre

Fomentando o ambiente saudável em wikiprojetos lusófonos Colegas,

Uma das prioridades do projeto planejamento estratégico mantido pela Wikimedia Foundation é o de "reforçar, fomentar o crescimento e a diversidade da comunidade de editores, que constitui o coração dos projetos Wikimedia" (strengthen, grow and increase diversity of the editing community that is the lifeblood of Wikimedia projects).

Para atingir este objetivo é necessário, entre outras coisas, 1) atrair novos participantes e 2)criar um ambiente saudável e motivante para evitar a perda dos editores já ligados ao projeto.

Propus através da Wikimedia Brasil, a criação de um força-tarefa onde se pretende focar no segundo item, ou seja, em identificar e descrever as dificuldades que os lusófonos enfrentam na gestão de suas comunidades dentro de projetos wikis. Como resultado parcial desse trabalho, deve ser elaborada uma apresentação a ser publicada no Wikimania 2010 por voluntários da Wikimedia Brasil. As comunidades de projetos lusófonos poderão se beneficiar dessa discussão ao elaborar estratégias para lidar com os problemas identificados.

Neste momento, agradeceria imensamente a participação dos editores desse projeto numa coleta inicial de opiniões. Os temas são variados e podem gerar controvérsia, pelo todos devem se sentir à vontade para discutir apenas os tópicos que desejaram.

Embora, a iniciativa tenha surgido dentro da Wikimedia Brasil, é óbvio que usuários de todas os locais são convidados e encorajados a participar.

Muito obrigado,Lechatjaune 00h30min de 30 de Abril de 2010 (UTC)