Wikisource:Esplanada/Trabalhos de programadores iniciantes...

Wikisource, a biblioteca livre

Olá, eu sou estudante de Ciências da Computação e nesse semestre eu vou ser monitor de uma turma na matéria Computação Básica que vai ensinar aos alunos a programarem em C. Tive uma idéa para ajudar a matéria. Pensei que poderia colocar os trabalhos dos alunos na wikipédia, e logo é aqui o lugar mais correto. Seria uma coisa mais experimental e ainda nem conversei com o professor.

A idéia seria colocar o trabalho dos alunos quando eles entregarem. O professor tem que corrigir. O interessante seria que tanto o professor, quanto eu, poderiamos comentar os trabalhos e indicar os erros aos alunos. Pessoas de fora também poderiam opinar. Em contra partida, faria um repositório de trabalhos de forma a poder ver as dificuldades iniciais dos alunos ou mesmos as várias soluções para um mesmo problema.

Isto está bem inicial. Tem os problemas relacionados com os direitos autorais. Primeiro tenho que perguntar ao professor se ele concorda com isso, de divulgar seus exercícios, e aos alunos de expor os trabalhos. Não havendo problemas, eu poderia seguir em frente. A minha intenção é deixar os trabalhos anônimos, tanto para os próprios alunos não saberem quem fez e somente saber qual é o seu. Penso que poderia codificar o nome desse aluno para apenas eu e o professor saber. Os alunos eu chamaria simplesmente Aluno 1, Aluno 2 etc..

Da Wikisource o que precisaria seria um pouquinho mais de poder nesse semestre. Primeiramente eu precisaria de ajuda e acesso para editar o programa Geshi (sobre) que funciona aqui, mas ainda não achei os arquivos corretos (também ainda não procurei muito), além do poder de bloquear algumas páginas, pois depois de eu ou o professor corrigir, seria melhor não editar na página, apenas na de discussão. Acho que ao final do semestre, liberaria.

Vamos ver se sigo com isso em frente. Só gostaria de saber se não há qualquer problema em relação a isto. Se tudo der certo, pode ser bem legal. Vamos ver o que acontece. Até. Rodrigozanatta 20h08min de 12 de Agosto de 2008 (UTC)

É uma idéia interessante e que não parece conflitar muito com o modo de ser do Wikisource. Mas, ela não seria melhor acolhida na Wikiversidade? Nela é possível até a existência de pesquisa inédita, coisa que não totalmente e exatamente possível por aqui. Lugusto 19h41min de 13 de Agosto de 2008 (UTC)