Wikisource:Página de discussão

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Esta página contém uma orientação do Wikisource lusófono. Por favor, não faça alterações que modifiquem o contexto antes de dialogar com outros editores.

Uma página de discussão é uma página especial do Wikisource que contém a discussão sobre o conteúdo da página original à qual está associada. Para ter acesso à página de discussão de uma página, clique em "discussão" na barra de opções localizada sobre o campo de visualização.

Inevitavelmente, surgirão situações em que colaboradores necessitem discutir mutuamente sobre a elaboração e formatação de alguma página — daí criámos um espaço nominal específico para tal discussão.

Para que serve?[editar]

No Wikisource, o objectivo de uma página de discussão é ajudar a melhorar alguma página.

Perguntas, desafios, texto na forma de rascunhos (devido a desentendimentos quanto à formatação, por exemplo), argumentos relevantes para alterar o texto ou para apenas comentar o artigo. É tudo jogo limpo: os editores em geral se opõem ao uso das páginas de discussão com o propósito único de promover uma discussão partidária sobre o assunto tratado no artigo em questão. É preciso ressaltar que o Wikisource não é um fórum de discussões, ele é uma biblioteca de textos fonte?. Em outras palavras, discuta a elaboração da página, não o assunto tratado por ele. Nós encorajamos os usuários a manterem este tipo de hábito para que o Wikisource não se torne um outro H2G2 ou o Everything2 (ou até mesmo para que não venha a se transformar numa espécie de rede social como o orkut).

No entanto, saiba que os editores do Wikisource são criaturas passíveis de erros, e então é perfeitamente natural que ocorram debates nas páginas de discussão — o que às vezes até mesmo leva a melhorias nas páginas de conteúdo! Por isso, há um certo nível de tolerância, e a maioria dos editores sucumbe a um pouco de debate de vez em quando.

Páginas de discussão de usuários[editar]

A sua página de usuário (utilizador) tem também uma página de discussão, e essa tem algumas funcionalidades especiais. Existe um link para ela no topo da interface, ao lado do seu nome (caso use uma "skin" diferente do padrão, poderá estar em outro lugar). Além disso, se forem feitas alterações a ela por terceiros, o texto Você tem mensagens novas aparece no topo das páginas. Estas páginas são ocasionalmente usadas para comunicação privada entre usuários, mas note que estas páginas são públicas. Caso deseje comunicar privadamente, use o e-mail.

Para escrever na página de discussão de um outro usuário, clique no link discussão da página pessoal do respectivo usuário (o link está localizado no mesmo local que qualquer outro link para páginas de discussão, ou seja, ao lado da guia "página de usuário" quando se visualiza tal página). Na lista de mudanças recentes ou na sua lista de artigos vigiados, você pode acessar diretamente uma página de discussão de um determinado usuário simplesmente clicando no link (Discussão) ao lado do nome do respectivo usuário (ou de seu número IP, se for um editor deslogado).

Ferramenta "Adicionar comentário a esta discussão" (botão "+")[editar]

A fim de editar uma página de discussão, você pode opcionalmente usar o botão "+" (localizado ao lado do link "discussão" da página de discussão), mas apenas para iniciar um novo tópico ou para responder à última postagem localizada na parte inferior da página. Se você passar o cursor do mouse sobre o botão, notará o texto "Adicionar comentário a esta discussão", descrevendo seu funcionamento.

  • Para iniciar um novo tópico de discussão, escreva no formulário identificado como "Assunto/cabeçalho:" o título da discussão que está propondo. Com isso, o sumário de edição é automaticamente preenchido com o texto digitado naquele formulário.
  • Para responder a um comentário posicionado na seção mais inferior da página, não escreva nada no formulário supracitado. Neste caso, não é possível preencher o campo "sumário de edição". Se preferir fazê-lo, edite diretamente a seção desejada pelos meios convencionais.

Utilizando-se da ferramenta "Adicionar comentário a esta discussão", a ocorrência de um conflito de edição? impossível. Entretanto, no caso de você estar respondendo a um tópico existente ao invés de criar um, sua resposta pode eventualmente ser transferida para uma seção criada após você começar a editar, causando mal-entendidos entre as várias partes. Portanto, é recomendável editar diretamente as seções pretendidas, no caso de desejar responder a elas, especialmente em se tratando de páginas constantemente editadas, reservando a ferramenta "+" apenas para a criação de novos tópicos. Se, porém, seu comentário for publicado no lugar errado, simplesmente edite novamente a página e posicione-o no local correto.