Wikisource:Projetos/Textos audíveis/Leitura

Wikisource, a biblioteca livre
Leitura de Textos audíveis
Voltar à página principal do Projeto
Criando Audiobooks livres para uma biblioteca livre
Tutoriais para gravação
GraveLeia com qualidadeColoque no artigoPeça feedback

Atualmente, não existem regras formais sobre a leitura dos textos fontes, e isto pode levar a uma grande quantidade de erros e incoerências

Por isso, organizamos algumas recomendações abaixo.

Então, caso estas regras impedem que você melhore ou produza uma gravação, ignore-as.

Introdução[editar]

  • Diga onde se encontra o texto. Comece sua gravação com:
    Nome do artigo, do Wikisource, a biblioteca livre em P T ponto wikisource ponto org.
  • Ao final, diga como está licenciado. Todo o material do Wikisource está licenciado sob a GNU Free Documentation License (GFDL). Textos audíveis são trabalhos derivados dos textos em si, então finalize suas gravações com:
    "Texto narrado por Seu nome/Nome de usuário para o Wikisource lusófono. Este áudio está licenciado sob a GNU Free Documentation License disponível em www.gnu.org/copyleft/fdl.html"

Mas lembre-se! A GFDL não é a melhor opção para licenciar áudio. Por isso considere também alguma licença livre da Creative Commons como a CC-BY ou CC-BY-SA. Veja mais em (Marcas de direitos autorais). Nesse caso: deve-se, posteriormente aos dizeres sobre a GFDL, dizer, por exemplo:

"E também licenciado sob Creative Commons Attribution ShareAlike 3.0 Unported"

Sumário[editar]

Por mais chato que possa parecer, é uma boa idéia ler as seções da Tabela de conteúdo. Isso dá ao ouvinte uma idéia da estrutura do texto, e do que você está a ler.

Se a Tabela de conteúdo possui muitas seções com muitas subseções, pode optar por ler somente as seções principais. Isso é aceitável pois ainda consegue transimitir ao ouvinte uma idéia da estrutura do texto.

Mas visto que ao contrário da Wikipédia, uma enciclopédia cujo os artigos se dividem em diferentes temas, muitos textos-fontes do Wikisource podem sequer possuir uma Tabela de conteúdo por não possuírem nenhuma seção. Caso o texto que deseja ler se enquadra nesse caso, podes pular o próximo item: Seções

Seções[editar]

É necessário que o ouvinte seja capaz de diferenciar quando você está lendo uma nova seção ou subseção do texto

Enumerando seções[editar]

Quando estiver introduzindo uma nova seção ou uma seção principal, inicie dizendo: "Seção 1: Nome da seção". Exemplo, veja: este texto possui 6 seções. Leia: "Seção 1: Primeiros Rubores de Aurora ou de Incêndio. Gilliatt não trocara"


Timing[editar]

Opcional: Para tornar a sua gravação mais 'nítida', pode ser útil deixar uma pausa de 2-3 segundos antes de ler uma nova secção, e uma pausa de 1-2 antes de ler uma subseção. Como uma alternativa, pequenas variações no tom para a mudança de seção podem conseguir o mesmo efeito, sem abrandar o ritmo da leitura.

Exemplo[editar]

[...]A maioria das modernas editoras agora usam ácido livre de papel.
[Pausa de 2-3 segundos]
Seção 1 Integrar
[Pausa de 1-2 segundos]
Seção 1.1: Processamento de fibra / Pulping

Madeira ou de paredes de células vegetais são compostos por fibras ligadas entre si. [...]

ou

[...] A maioria das modernas editoras agora usam ácido livre de papel.
[Usando um tom de leitura diferente]
Seção 1: Fabricação de papel
[Usando um tom de leitura diferente]
Seção 1.1: Processamento de fibra / Pulping

Madeira ou de paredes de células vegetais são compostos por fibras ligadas entre si. [...]

Fotos/Imagens[editar]

Você deve sempre mencionar (mas não descrever) uma imagem em um artigo para que o ouvinte fique ciente para ver a imagem no artigo se desejar. Isto é feito geralmente dizendo "Imagem: [Legenda]" Se a imagem tiver uma legenda, ou apenas "Imagem" se a Imagem não tiver legenda. Em certos casos, você pode dizer "..e uma imagem acompanhado esta secção do artigo, com o título [legenda]".

Geralmente você só deve descrever imagens se:

  • A imagem não tem nenhuma legenda e
  • O artigo não descreve a imagem e
  • O ouvinte se beneficiaria de uma descrição.

O artigo sobre a Gatos, por exemplo, tem várias imagens, mas não é necessário descrevê-las porque elas têm legendas.

Caso contrário, não tente descrever as imagens, pois isso pode conduzir a imprecisões, erros, desvio do ponto de vista neutro, erros e irrelevância.

Referências[editar]

As referências são úteis apenas para pessoas que querem encontrar mais informações sobre o artigo, ou para verificar as fontes do artigo. Como tal, não é recomendado que você leia as referências bibliográficas do artigo. Você pode, no entanto, informar o ouvinte que a remissão para as informações estão disponíveis na forma escrita do artigo.
An article "closing" is to be formulated that will provide the listener with a standard set of additional information and disclaimers, and one of these lines might include " Existem referências disponíveis na forma escrita deste artigo - por favor, certifique-se de verificar as informações encontradas na Wikipedia utilizando as referências fornecidas ou referências cruzadas a informação você mesmo.".

Ligações externas[editar]

Links externos são lidos para informar o ouvinte que existem ligações adicionais sobre os seus artigos na internet (should they wish to return to the written article to access them). Portanto, você não deve ler o real endereço da web de qualquer um dos links.

Categorias[editar]

Categorias não devem ser lidas.

Citações[editar]

O ouvinte deve ser capaz de discernir uma citação. O melhor método que você usa para identificar a citação depende de saber se há uma frase introdutória do texto, bem como a duração da citação.

Quando a citação é curta e não tem nenhuma frase introdutória, você pode identificá-lo pela inflexão de voz e permitindo uma sub-segunda pausa antes e depois de falar que. Um exemplo deste tipo de citação é "lgumas pessoas pensam que 'cale a boca' é uma expressão terrivelmente rude."

Quando uma citação não é mais que uma única frase e tem uma frase introdutória, identificá-lo, falando as palavras "citação" e "final da citação" anteriores e posteriores à citação.

Para uma longa citação (várias sentenças), falando "começar citação" e "fim da citação" provides more distinct offsetting of the passage.

Conselhos para a boa leitura[editar]

O aconselhamento sobre Leitura Básica


Seja voluntário em textos que lhe deem prazer na leitura. Não o faça por obrigação, mas sim pelo prazer de ler algo em voz alta para o mundo. Seu prazer adicionará uma qualidade especial à gravação e aumentará as chances de você ler novamente! Leia o texto antes de gravá-lo - isso ajuda a saber o que você está lendo. Se você for um leitor maravilhosamente expressivo que transmite o texto bem, você também poderá transmitir a sua confusão, sempre que você está perdido. Algumas pessoas irão ler mais de uma página, gravá-la, fazer uma pausa ou salvar a gravação (mais seguro), deve ler-se durante a próxima página, que um registro, e assim por diante.


Leia o texto antes de gravá-lo - isso ajuda a saber o que você está lendo. Se você é um leitor maravilhosamente expressivo que transmite o bem o texto, você também vai transmitir a sua confusão quando você está perdido. Algumas pessoas vão ler mais de uma página, gravá-la, pausar o gravador ou salvar (mais seguro), leia sobre a próxima página, registro que um, e assim por diante. Sirva a si mesmo.

Permita pausas entre sentenças e parágrafos; faça de acordo com o seu tempo. Deixe que seu ouvinte visualize o texto. Muitos leitores têm de ler p-a-u-s-a-d-a-m-e-n-t-e cada sílaba, cada fonema. Um ritmo contínuo e relaxado ajuda-o a pronunciar completamente cada palavra. Porém, se você é uma exceção, que tem uma pronúncia naturalmente mais acentuada, imagine-se numa conversa, como se o leitor estivesse aí com você.

Tente um nível de volume estável, falando-se, como se o ouvinte estivesse sentado em uma mesa de frente para você, e mantendo uma distância constante do seu microfone (não tão perto, nem tão distante). Ou, se falar naturalmente através das paredes, encontrar o doce local, em relação ao seu microfone.


Tente estabilizar em um nível de volume constante, falando-se, como se o ouvinte estivessesentado em uma mesa com você, e mantendo uma distância constante de seu microfone (não mais perto, mais longe, mais perto). Ou se você falar naturalmente através das paredes, encontrar o ponto ideal em relação ao seu microfone.

controle sua voz — dando vida! But don’t over-modulate your voice — give it truth! Here’s a tip: Leia a partir do início da história, e quando chegar ao final, imediatamente registrar a primeira página or so again. Chances are, you’ll begin a bit stiff and self-conscious, but you’ll soon lose yourself in the story and become more naturally animated. By the end, you’re nicely warmed up, and if you record the beginning again right now, it won’t sound at all stiff or self-conscious.

Teste de primeira - certifique-se você não está demasiado perto ou demasiado longe do microfone. Cada vez que você gravar, Diga algumas frases e verifique como soa.

Coloque o microfone em um ângulo de sua boca, so your breath doesn’t hit the mic full on (making p-p-p-plosives).

Desligue o telefone, e feche a porta - divirta-se!


Você poderá preferir gravar sessões curtas, fazendo pausas para evitar a fadiga mental e vocal. (Combine as peças em um único arquivo durante a edição.)

Quando você cometer um erro, faça uma pausa um momento, e começe de novo, no início da frase / n º - editar o erro mais tarde, após a gravação. Não basta repetir uma palavra ou frase curta - por que irá ser muito difícil de cortar durante a edição.

Se você quiser melhorar a sua leitura, edite o seu próprio trabalho, mas não seja um perfeccionista, basta manter a leitura e a edição - naturalmente você começara a fazer pequenos ajustes na sua leitura, e todo o processo se tornará mais e mais agradável .

Dicas gerais[editar]

  • Trate links como texto quando lê. Qualquer indicação vocal de todo link que possa existir iria cortar o fluxo de sua leitura.
  • Fale mais devagar que o normal, cerca de 25%.
    Dado curioso: Você deverá pronunciar de 150 a 160 palavras por minuto de forma que as pessoas possam confortavelmente ouvir o artigo. Visto que numa conversa informal a média é de 200 ou mais palavras por minuto. {Fonte}


http://librivox.org/about-recording/