Wikisource:Proxies transparentes são proibidos

Wikisource, a biblioteca livre

Os usuários são proibidos de editarem nos projetos da Wikimedia através de proxies transparentes ou anônimos. Apesar da Wikimedia Foundation encorajar que qualquer pessoa no mundo contribua em suas wikis, tais tipos de proxies muitas vezes são utilizados de forma abusiva. Se você foi bloqueado como se fosse um proxy transparente, veja por favor Help:blocked ((en)). Proxies costumam ser deixados abertos devido a uma configuração proposital ou acidental, ou mesmo por hackers terem alterado a configuração. Nenhuma restrição é feita quanto ao ler o Wikisource por um proxy anônimo ou aberto.

Qualquer endereço de IP que seja de um proxy aberto poderá ser bloqueado por um tempo indefinido por qualquer administrador a qualquer tempo. Quando se tornar um proxy "fechado" o IP poderá ser desbloqueado. Existe um projeto no Meta-Wiki destinado a identificar e bloquear os proxies de uso desautorizado.

Sabe-se que esta política causa problemas a alguns usuários, especialmente os que utilizam proxies abertos para tentar contornar alguma forma de censura que exista no local onde residem; um exemplo bastante conhecido é a tentativa que o governo da República Popular da China faz com que seus habitantes não tenham como consultar ou ler a Wikipédia. Editores chineses que pretendem editar alguma wiki da Wikimedia deverão consultar Wikipedia:Advice to users using Tor to bypass the Great Firewall ((en)).

Ligações externas[editar]