Página:A Esperanca vol. 1 (1865).pdf/144

Wikisource, a biblioteca livre
144
A esperança

 

deixará a casa d'essa fidalga de má morte, para sahir só pela porta fóra com dois rapazes.. Conheço os temores das meninas como a sr.a D. Mariquinhas. Se fosse uma rapariga cá da minha egualha, já eu lá estava.

― Mas então?..

― Mandei chamar a snr.a mãe para ir comigo.

― E sabes de certo onde está?

― Eu lhe conto como o soube, emquanto a snr.a mãe não chega: Estava cá a pessoa nas paragens da Torrinha quando vi uma das minhas afeiçoadas [a numero dois] ir com o vento em pôpa para o poente. Lancei-lhe o arpeo.

― Dize-me o que soubeste.

― Não se impaciente; já lá vou. Palavra tira palavra soube que ella ia ver uma irmã que está a servir em Villar...

― Ah!.. em Villar?!..

― Sim n'uma casa bonita mas pequena, fóra da estrada para o lado do sul. A ama da irmã do meu numero dois é Ermelinda e tem consigo uma menina muito bonita e muito triste coberta de luto.

― E' Maria Isabel!..

― E' o mesmo que eu disse com Deus e comigo; e deixei navegar para o poente a minha afeiçoada numero dois, e naveguei para o nascente. Mas lá vem a senhora mãe. Adeusinho. Vamos dar comnosco em Villar. Não receio nada. D'aqui a algumas horas estará a snr.a D. Mariquinhas no nosso chaveco.

― Adeus bom Francisco. Adeus snr.a Carolina.

Partiu Maximino como uma séta. Tinha uma idéa: receiava que Francisco e Carolina não podessem arrancar a menina das garras da arpia, mas não quiz desanimal-o.


 

 

A amenidade da primavera

(Continuado da pag. 127)

Como é linda a amenidade e frescura do orvalho, que distilla do ámago da rosa n'aquellas limpidas manhãs em que as flôres ao desabrochar exhalam suavissimos aròmas; avariada plumagem e os modulados cantos das aves, e todos aquelles enfeites com que a naturesa adorna as florestas e a campina!

Esta estação como a mais encantadora, vem mostrar ao observador curioso, que tenta sondar os arcanos da naturesa, tudo quando o rigoroso janeiro havia envolvido em seu manto de densas nuvens e dos tufões da ventania; principalmente quando dos tectos alvejantes pendiam stalactites de gelo, e o solo, coberto de enregelada crusta, abafava os germens da vegetação; e esses rochedos então escalvados, onde apenas pendiam seccos e despidos ramos, como aquellas mimosas flôres a que o rigor ardente do estio fez perder a graça e o viço, despojando-as dos seus mais bellos ornamentos; se revestem agora de novas galas de musgo, e esses ramos seccos e nús, reverdecem e brotam, como outras tantas flôres, que borbulham e desabrocham n'uma hastea viçosa e fecunda.

Até o caçador, a quem o inverno como que tinha encurralado e á sua matilha, vê derrubados os diques que o enbargavam, e lá vai por mattas e por devezas procurar a caça que se refugia em seus escondrijos.

F. A. Fabião.

(Contiuna.)

 

 
Aos snrs. assignantes

A redacção d'este jornal pede aos seus dignissimos assignantes da provincia o obsequio de mandarem satisfazer o importe das suas assignaturas ao proprietario do jornal Antonio Pereira da Silva. Praça de Santa Theresa, n.o 63 ― Porto, a quem deve ser dirigida toda e qualquer correspondencia.