Página:A Esperanca vol. 1 (1865).pdf/361

Wikisource, a biblioteca livre

Maria Isabel


Romance original por Maria Peregrina de Sousa

Dedicado á memoria de minha irmã

(De pag. 354)

Tres semanas depois, que a filha de Ricardo de Oliveira se escapára da sua prisão, havia um jantar de bôdas em casa de Custodio da Cunha. Os convidados eram só os dois amigos de Maximino, que o tinham ajudado a procurar sua noiva, Francisco e sua mãe.

Todos mostravam satisfação e alegria, mas nenhum mais que o pai do noivo. Estava-se á sobremesa. Vieram dizer ao senhor da casa, que uma pessoa o procurava, dizendo que tinha absoluta necessidade de lhe fallar.

― Ora!... disse Custodio da Cunha, agora não sahia d'aqui nem pelo rei. Se essa pessoa quer vir fazer uma saude aos noivos, que suba.

Entrou um desconhecido de cabellos brancos: desconhecido, menos para Francisco, que se levantou, exclamando:

― O senhor Luiz José!..

― Adeus, Francisco, disse o desconhecido, é um excellente rapaz.

― Vejo, acudiu o pai de Maximino, que o senhor conhece a perola dos marinheiros. Queira assentar-se, e servir-se do que por ahi ha, que não é tão bom como eu queria para o dia d'hoje; mas, as governantes cá da casa, são muito sumiticas; e agora são duas!.. E entendem-se ás mil maravilhas. Se uma diz que morramos á fome, a outra diz que morrámos tambem á sêde.

Continuou a conversação alegre e desceremoniosa, como se não estivera alli um entruso.

― Pelo que vejo, disse Luiz José, veio assistir a umas bôdas. Não obedeci ao rifão, a bôdas e baptisado, não vás sem ser convidado.

― Ainda que não foi convidado, atalhou o senhor da casa, que estava em maré de rosas, é muito bem vindo.

― Obrigado. Vejo que se festeja um casamento ao gosto de todos, o que é de estimar. Raras vezes se reunem n'esta materia, as vontades de pais e filhos.

― Aqui reunem-se todas as vontades, graças a Deus.

― Então a menina é rica?

― Maria Isabel abaixou os olhos triste. Sabia que ia servir de peso á familia de seu marido, que não era rica.

― Que vem cá o senhor com a cabeça de medusa entristecer a minha filha!.. Maria, não dou licença que mostres tristeza. Maria, senhor Luiz José, é mais rica que a filha d'um milionario. Tem genio economico e trabalhador: sem fallar dos outros dotes de sua alma, que só a familia lhe conhece. A belleza e as prendas que ella possue, podem ser availados por todos, mas...

― Maria Isabel estendeu o braço para seu sogro, pedia-lhe corando que a poupasse.

― Elle rindo-lhe, apretou a mão, e mudou de assumpto.

― Quero pedir licença, disse Luiz José, de dar uma prenda á noiva, já que vejo que ella não tem parentes que a brindem.

― E elle lhe apresentou uma carteira muito bonita, Maria Isabel agradeceu, mas não pegou n'ella, dizendo que só de seu pai recebia prendas. Custodio da Cunha pegou na carteira que Luiz José offerecia, e disse sorrindo:

― Está bom, serei eu que lh'a dou.

― Porém ao pegar-lhe, pareceu lhe volumosa. Olhou para Luiz José, e em seguida abriu a carteira.

Primeiro anno ― 1865
46