Página:A Mulher na agricultura, nas industrias regionaes e na Administração Municipal.pdf/10

Wikisource, a biblioteca livre
4

A hora é de sacrifício, mas é, sobretudo, de fé. E quando é necessário tê-la para revolver os próprios montes, quem duvida das qualidades de energia e de persistência, sem desfalecimentos, da mulher ?

Não ha defeitos que se não atenuem, nem qualidades que se não desenvolvam com a acção persistente da educação, orientada e disciplinada para o mesmo fim; a Alemanha nos está dando hoje a monstruosa prova da fôrça que a idéa e a palavra em si contêm.

A acção disciplinadora da educação modifica em duas gerações toda a estrutura moral dum povo e assim como conduz à loucura colectiva motivada no militarismo germânico, tambem conduz ao lindo gesto heroico da Itália de hoje, como levou á carinhosa e correcta sociabilidade do povo suisso.

Nós, a geração que demoliu o passado asfixiante e escancarou as portas dum futuro mais digno e mais honesto, temos o dever de não deixar passar a onda tumultuosa sem lhe fixar o ponto luminoso onde todos devem pôr os olhos, indicando o caminho que seguramente a êle nos hade conduzir.

Não ha país civilizado que despreze hoje o trabalho e a acção inteligente de metade, ou mais, da sua população, só porque a natureza a categorizou no sexo feminino; não é pois de estranhar que nós apelêmos para a mulher portuguêsa, esperando que, observando-se e compreendendo-se a si própria, tome o lugar que lhe é devido na marcha para o futuro mais próspero de Portugal.