Página:A Mulher na agricultura, nas industrias regionaes e na Administração Municipal.pdf/12

Wikisource, a biblioteca livre
6

dolorosas e pesadas; mas simplesmente pretendemos dar a êsse labor uma forma mais moderna, mais útil e mais prática, dignificando por assim dizer a missão da mulher que o venha a exercer com a consciência dos seus deveres e dos seus direitos.

Pretendemos com as nossas palavras — que só terão valor apoiadas pelos votos dêste congresso, afirmação brilhante das tradições regionalistas do país — chamar a atenção do Govêrno para a necessidade urgente de encarar a sério a instrução prática da mulher e a utilização das suas enormes faculdades de trabalho, como fazer-lhe compreender, a ela, que o futuro da pátria está virtualmente ligado ao seu próprio progresso intelectual e moral, como ligada está pela tradição e pela necessidade á terra, sem a qual a família, de que é a guarda, tem frágeis raízes nacionais.

A terra já não é, como nos tempos idos, o símbolo do conservantismo ignorante; hoje necessita do impulso inteligente e scientífico para se valorizar.

E á mulher, mais do que ao homem, corre o dever de solucionar o problema tremendo do exodo dos campos, afastar, sorrindo, o perigo do urbanismo, de que há tanto tempo se fala.

A mulher hade voltar a ser, quando se escude, como deve, na sciencia, a mãe de familia, na grande, na superior acepção da palavra. Não a escrava do lar, a serva obscura do clan, mas o cerebro raciocinador, o coração previdente, o espirito orientador e progressivo.