Página:A Mulher na agricultura, nas industrias regionaes e na Administração Municipal.pdf/20

Wikisource, a biblioteca livre
14

sequer fazer uma leve idéa do que seja a floricultura industrial. E no entanto ha em Portugal plantações de palmeiras que, exportadas para o luxo dos países do norte da Europa, dão tanto ou mais rendimento do que o trigo e o vinho. Em Setubal, onde primeiro se iniciou em ponto grande o cultivo da palmeira, planta ornamental e decorativa, larga e compensadamente exportada para a Europa Central, ha já três vastas quintas com esta exploração arboricola.

Todos sabem, sem duvida, o valor de algumas orquídeas, as lindas parasitas de que os bosques do Brasil se ornam formosamente.

Ninguem ignora, por certo, quanto a moda algum dia valorizou as túlipas em que na Europa, principalmente na pacata Holanda, se gastaram verdadeiras fortunas.

E não perdendo nunca o fio da tradição, que é o que faz a grandeza moral dos povos, esse pequenino país ao qual tantos laços históricos nos ligam, possue hoje a melhor organização agrícola e o mais inteligente ensino de todos os ramos desta grande sciencia. A floricultura explorada comercialmente ocupa uma superfície total de 74:575 hectares da terra holandêsa.

A cultura floral ao longo da costa contava em 1904 uma extensão de 3:264 hectares de plantas bulbosas; pois em 1907 exportava 15 milhões de kilos de flores, representando um valor monetario de 10 milhões de florins.

Mas para este admiravel resultado concorreram a