Página:A Mulher na agricultura, nas industrias regionaes e na Administração Municipal.pdf/21

Wikisource, a biblioteca livre
15

propaganda e o ensino e não pouco o decreto de 20 de Novembro de 1899 criando o serviço fitopatológico para combater as doenças das plantas e garantir ao estrangeiro que o produto exportado está livre de qualquer doença.

Na Gueldre, aregião da Betuw, ha uma extensão de 6:000 hectares de vergeis.

Só a terra consagrada á cultura da grosêlha ocupa uma superfície de 2:000 hectares.

A cultura das framboêsas na Baronia de Breda tem um rendimento anual avaliado em um milhão de kilos e o mesmo sucede ás uvas cultivadas nas estufas do Westland.

Em 1904 o total das terras exploradas pela arboricultura holandêsa elevava-se a 2.075 hectares, dando lugar auma exportação media de 10 milhões de kilos por ano, enviados principalmente para os Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Belgica e Dinamarca. E tudo isto é, em grande parte, o trabalho da mulher e tudo isto — devemos pondera-lo — seria no nosso país uma fonte preciosa de riqueza publica, com muito menos trabalho e cuidados, tendo a nosso favor o sólo e o clima admiraveis que são a nossa maior fortuna.

E não só na Europa central, mas até na extrema oriental, a floricultura é hoje uma das mais belas fontes de receita dos povos.

Não é, certamente, novidade para ninguem dizer-se que ha na Bulgaria e na Turquia povoações inteiras que exclusivamente vivem do cultivo das rosas, que, destiladas em perfume suavissimo, valem