Página:A Mulher na agricultura, nas industrias regionaes e na Administração Municipal.pdf/43

Wikisource, a biblioteca livre
37

que, mais por gentileza do que por espírito de ganância, patrícios nossos mandaram ir da Serra uma encomenda de queijos, os quais ali chegaram em optimas condições, transportados na câmara frigorífica do navio.

Retirando logo em seguida, não sabemos se a importação continuou, mas que essa primeira remessa foi rapidamente esgotada, vendendo-se a 8:000 reis o quilo (moeda brasileira, é claro), podemos afirmá-lo.

Temos, pois, mercado á farta, não só interno como externo, para o que pudermos fabricar.

Possuimos um tipo de queijo inigualável, especialmente para o paladar português... e portuguêses temos, em magníficas condições económicas, espalhados por todo o mundo.

Falta-nos apenas a sciência aplicada ao que já existe tradicionalmente e ao que de futuro pudermos ainda criar e desenvolver.

Tudo quanto se refere a lacticínios tem merecido, nos países muis cultos da Europa, um cuidado verdadeiramente comovedor, visto que o leite é o alimento primacial das Crianças e dos velhos e tantas vezes o derradeiro recurso nutritivo dos doentes. Entre nós, tudo está por fazer, a começar pela cidade de Lisboa, onde a venda e distribuição do leite é vergonhosa, sob o ponto de vista higiénico, conforme é provado no relatório há pouco apresentado á Câmara Municipal de Lisboa, pelo lente da Escola de Medicina Veterinária, Sr. Paula Nogueira, que tem, como poucos, competência para