Página:Memórias de um Negro (1940).pdf/217

Wikisource, a biblioteca livre
MEMORIAS DE UM NEGRO
209

tros, entre os quaes eu me achava. Fechavam o prestito numerosos professores e funccionarios. Nessa ordem chegámos ao theatro Sanders. E finda a distribuição dos diplomas, realizou-se a collação dos graus honorarios, solennidade que provoca enorme interesse em Harvard. Como não se publicam os nomes dos que vão receber a grande honra, só naquelle momento elles são conhecidos. Os estudantes acclamam-nos, e quando surgem figuras populares, ha vivo enthusiasmo e ovações freneticas.

Deram-me o titulo de licenciado em letras. Terminada a cerimonia, o presidente convidou-nos para almoçar. Depois do almoço, formámos de novo em procissão e, escoltados pelo bispo William Lawrence, entrámos na Universidade. Ahi recebemos, em muitos lugares, os vivas dos rapazes e afinal desfizemos o cortejo, no Memorial Hall, onde estava servido o jantar dos antigos alumnos. Era realmente um espectaculo singular a reunião dum milheiro de homens que representavam a Igreja, o Estado, os negocios e o ensino, cheios de ardor, enthusiasmo e orgulho, caracteristicos dos moços universitarios.

Fizeram-se ouvir ao jantar diversos oradores: o presidente Eliot, o governador Roger Wolcott, o general Miles, o reverendo Minot J. Savage, o sr. Henry Cabot Lodge. Reproduzo uma parte do meu discurso: