Ajuda:Obras com visualização de originais

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Obras com visualização de originais
Guia rápido para transcrição e ferramentas para transcrição de livros digitalizados por meio da extensão ProofreadPage.
Navegando uma página digitalizada no espaço de nomes “Página”.

A extensão Proofread Page permite-lhe visualizar texto junto com a sua imagem digitalizada correspondente. Ela permite uma comparação fácil do texto com o original. Isto tem as seguintes vantagens:

  • Credibilidade: torna-se possível para a Wikisource garantir que o texto corresponde à sua fonte digitalizada.
  • Complemento para a colaboração: os textos podem ser revistos e os erros podem ser corrigidos por todos, e não apenas aqueles que têm acesso ao livro. Isto restaura a maneira wiki de colaborar.
  • Segurança: o texto está mais bem protegido contra vandalismo (qualquer falsificação pode ser detectada imediatamente; os textos não são acedidos diretamente, mas através de transclusão, o que dissuade vândalos inexperientes)
  • Nenhum limite de visualização é imposto: um livro pode ser apresentado de duas formas diferentes, sem duplicar informação:
  1. Como um conjunto de páginas. Cada página é uma coluna de texto OCR ao lado duma coluna com a imagem digitalizada. Este modo é para os colaboradores.
  2. Dividido na sua organização lógica (como, por exemplo, em capítulos ou poemas) fazendo transclusão. Este modo é para leitores.
  • Equidade em comparativos: porque as páginas dos livros não estão no espaço nominal principal, elas não são incluídas na contagem estatística de unidades de texto. Uma contagem de páginas está disponível aqui. Este método de comparação usa a mesma unidade de medida para todos os textos (a página), o que põe termo à tentação do corte abusivo de textos em unidades pequenas, a fim de influenciar as estatísticas.

A Wikisource usa "Espaço de nomes" para separar diferentes tipos de página. Por exemplo, a página que você está lendo agora está no espaço de nomes "Ajuda:".

A Wikisource usa dois espaços de nomes para suas transcrição de textos a partir das cópias digitalizadas de obras: "Galeria:" e o namespace "Página:". Juntos, eles compõem a área de trabalho onde são realizadas as transcrições dos textos. Não é esperado que os leitores usem esses espaço de nomes para leitura dos texto final (embora eles possam, caso queiram). Após o término da transcrição e verificação, os textos são levados ao espaço de nomes "Principal" (o único espaço de nomes que não usa prefixo como) através de um processo chamado de "transclusão".


O espaço de nomes Galeria:[editar]

Veja também: Ajuda:Galerias

Este namespace contém uma “Galeria/Índice” das páginas a serem transcritas. As Galerias são páginas de alto nível que:

  • Fazem ligação para todas as páginas individuais da obra
  • Fazem a ligação de volta para os arquivos de verificação de página (no espaço de nomes "Ficheiro:")
  • Lista alguns metadados simples da obra (como título, autor, etc.)

A Galeria pode ser modificada para mostrar os números originais das páginas e replicar o Índice/Sumário do trabalho (se disponível).

Todas as páginas do índice são ordenadas em Categoria:Índices de obras com visualização de originais.

Um exemplo de índice pode ser encontrado em Galeria:Os Maias - Volume 1.djvu.

O espaço nominal Página:[editar]

Veja também: Ajuda:Páginas

Este espaço de nomes é usado para exibir digitalizações de páginas individuais. Em cada página, o texto é mostrado lado a lado com a imagem digitalizada, permitindo a transcrição do texto original. Você pode ampliar a imagem da página clicando e rolando na imagem no painel da direita.

Os números das páginas digitalizadas são indicados no nome da página por uma barra de avanço seguida por um número após o nome do arquivo. Por exemplo, Página:Fausto Traduzido por Agostinho Dornellas 1867.djvu/24 exibe a 24ª página do ficheiro/arquivo Ficheiro:Fausto Traduzido por Agostinho Dornellas 1867.djvu. Este número é o número da página do arquivo de digitalizado e não o número da página do livro ou de qualquer outro tipo de trabalho.

O texto à esquerda pode ser modificado no modo de edição, e apenas o conteúdo da caixa de edição é exibido no espaço de nomes principal.

Uma página de exemplo pode ser encontrada em Página:Os Maias - Volume 1.djvu/20.

Navegando[editar]

Dependendo do tema que você esteja usando, alguns botões irão aparecer para navegação e edição do espaço nominal Página:

página anterior
próxima página
a Galeria associada página
mostrar/ocultar interface de cabeçalho/rodapé
layout vertical/horizontal
aumenta tamanho da imagem da página
diminui tamanho da imagem da página
restaura tamanho padrão da imagem da página

Cabeçalho e rodapé[editar]

Parte do texto e formatação podem ser colocados fora da caixa "corpo de página". Existem duas outras caixas de edição, as caixas "cabeçalho" e "rodapé", que normalmente não são visíveis no modo de edição. Qualquer texto digitado nessas caixas de edição aparecerá apenas no espaço nominal Página, e não será transcluído para o espaço nomina principal. Isso é usado para, por exemplo, números de página ou cabeçalhos, que tornariam o texto ilegível se fossem incluídos na versão final.

As caixas de edição do cabeçalho e rodapé podem ser exibidas clicando no botão , que está na barra de ferramentas "Instrumentos de revisão", no canto superior esquerdo da imagem da página. Clicando no botão novamente, ocultará o cabeçalho e o rodapé.

Em termos técnicos, o cabeçalho e o rodapé são colocados automaticamente dentro das marcações <noinclude> que evitam a transclusão de seus conteúdos em qualquer outra página.

Um exemplo é Página:Os Maias - Volume 1.djvu/20 que oculta o cabeçalho com o título e número da página, repetido em todas as páginas, e o número da página.

Ao editar, certas marcações, incluindo a sintaxe da tabela, devem ser balanceadas (números iguais de tags de abertura e de fechamento) na combinação do cabeçalho, corpo e rodapé, ou independente em cada seção.

Convenções de formatação[editar]

As seguintes convenções são consideradas boa prática quando usando feita a transcrição de obras originais. Para convenções e guias de formatação geral de artigos, veja Wikisource:Guia de estilo.

  • Para escrever notas para outros editores que não serão exibidas em transclusão <!--SUBSTITUIR POR COMENTÁRIO OCULTO-->
  • Uma única palavra é dividida e separada em duas páginas diferentes do livro, simplesmente adicione o símbolo de hífen (-) ao final da palavra na primeira página, e remova qualquer espaço que venha a seguir. Exemplo: Página:Amor de Perdição (1862).pdf/25
  • Se na primeira palavra de uma nova página do livro começa um novo parágrafo do mesmo capítulo, adicione {{linha em branco}} ou {{nop}} no final da página anterior para forçar a mudança de linha do texto. Caso contrário, quando as páginas são transcluídas, a separação será tratada como um único espaço ao invés de um parágrafo novo. Exemplo: Página:Os Maias - Volume 1.djvu/25 e Os Maias/Livro I/I
  • Notas publicadas na edição digitalizada do livro original que devem ser exibidas na versão Wikisource devem ser exibidas usando a formatação <ref></ref> e {{reflist}}. Se a nota continuar por mais de uma página impressa, deve ser inserida na página onde a referência é feita na versão impressa. Exemplo: Amor de Perdição/I e Página:Amor de Perdição (1862).pdf/20.

Transclusão[editar]

Veja também: Ajuda:Transclusão

O texto da página será apresentado em uma de duas maneiras:

  • Diretamente, tentando reproduzir o formato da página digitalizada. Instruções de formatação devem ser colocadas dentro de tags <noinclude>. Por exemplo, veja Página:Peregrinaçam 00 rosto-5v.djvu/3.
  • Indiretamente, através da transclusão; restrições físicas impostas pelas páginas não são pertinentes, uma organização lógica é buscada. Instruções de formato devem ser colocadas dentro de tags <includeonly>. Por exemplo, veja Peregrinaçam/I.

A formatação aplicada às páginas físicas não deve ser a mesma que a das páginas lógicas, de modo a que o utilizador possa alterar as preferências com CSS. Por exemplo, a largura da coluna do texto deve ser variável na exibição lógica, sem a visualização física ser alterada.

Ver também[editar]