Carta de guia de casados/Amas

Wikisource, a biblioteca livre

XXXVI


Amas


A miséria dos tempos que em tudo vão para traz, tem feito que as amas, que antes eram mulheres honradas , se hajam hoje trocado a vilãs bem dispostas. Já viemos das mães para as amas; e agora das bôas amas imos para as ruins. Enfim, é uso, vá com êle. Mas contra a natural obrigação das mães ; porque, como disse um sábio : quem antes de nos vêr, e conhecer, nos sustenta nove meses dentro em sí ; ¿ porque depois de nos vêr e conhecer, nos enjeita, e busca outrem que nos sustenta ? Bem folgára eu de vêr os filhos de meus amigos mamar bom leite ; não só na qualidade do corpo, mas também na do espírito.

A quem foi filho tam bem criado como v. m., pouco, ou nada tenho que lhe lembrar na criação dos filhos. Crie-os v. m. como seus pais o criaram, que todos nos daremos por contentes.

É também esta matéria larguíssima para discorrer nela, e toca verdadeiramente mais a outro intento, porque o que agora levamos é só apontar regras à vida dos casados, para que levem suavemente aquele jugo que sôbre ambos descansa.