Carta de guia de casados/Atavios

Wikisource, a biblioteca livre

XXVII


Atavios


Ande a mulher tôda vestida, e sempre composta por sua casa, e jàmais a vejam seus criados em hábito indecente. Como para ela não é bem que haja outro mundo que seu marido, creia que assim convém aparecer a seu marido, como se aparecera a todo o mundo.

Estou de candeias às avessas com um novo costume de umas capinhas, que não sei donde vieram ; porque me não lembra que tal visse em nenhuma parte. Ora seja, ou não seja de outra nação, êle não é trajo autorizado, nem (a meu juízo) decente ; e já tam vulgar, que isso mesmo pudera ser o seu desprêzo. Podendo-se com mais razão dizer pelas tais capinhas, o que dizia um pechoso pelas violas, que sendo um excelente instrumento, bastava saberem-no tanger os negros e patifes, para que nenhum honrado o pusesse nos peitos.

Chega o desatento a tanto, que neste trajo se aceitam visitas ; e é cousa muito para evitar, por ser tam pouco airosa para quem a oferece, como para quem a recebe. Ambas as pessoas desestima quem a sua mostra ser compostura a outra pessoa. Ao que bem aludia um cortesão, que sendo convidado de um amigo, e dêle mal agasalhado, lhe disse: Não cuidei que éramos tam amigos.