Compendio de Botanica/COMPENDIO
COMPENDIO DE BOTANICA
DO DOUTOR FELIX DE AVELLAR BROTERO, ADDICIONADO E POSTO EM HARMONIA COM OS CONHECIMENTOS ACTUAES DESTA SCIENCIA, SEGUNDO OS BOTANICOS MAIS CELEBRES, COMO MIRBEL, DE CANDOLLE, RICHARD, LECOQ, E OUTROS.
Apresentado
Á ACADEMIA REAL DAS SCIENCIAS,
E DEDICADO
A ELREI O SENHOR
D. FERNANDO
SEU
PRESIDENTE PERPETUO.
POR
ANTONIO ALBINO DA FONSECA BENEVIDES,
Doutor em Medicina, Socio Correspondente da mesma Academia, Membro supplente da Instituição Vaccinica, e Medico supranumerario do Hospital R. de S. José.
TOMO I.
LISBOA
NA TYPOGRAFIA DA MESMA ACADEMIA
1837.
ARTIGO
EXTRAHIDO DAS ACTAS
DA
ACADEMIA REAL DAS SCIENCIAS
DA SESSÃO DE 2 DE FEVEREIRO DE 1837.
Determina a Academia Real das Sciencias, que seja impresso á sua custa, e debaixo do seu privilegio, o Compendio de Botanica do Doutor Brotero, addicionado, e posto em harmonia com os conhecimentos actuaes desta sciencia, por Antonio Albino da Fonseca Benevides, Correspondente da mesma Academia.
Secretaria da Academia 11 de Fevereiro de 1837.
Joaquim José da Costa de Macedo
Secretario-Perpetuo.
SENHOR
Tendo a Academia Real das Sciencias a honra de ser presidida por Vossa Magestade, á qual tambem me preso de pertencer, e cabendo-me a fortuna de ter Vossa Magestade assistido ao Conselho, em que se approvou para reimprimir-se o Compendio de Botanica do Doutor Brotero, por mim addicionado e posto em harmonia com os conhecimentos actuaes desta Sciencia, julguei que o melhor meio de recommendar esta obra, seria estampar no frontispicio della o Nome D'ELREI D. FERNANDO, por estar certo que os primeiros ensaios nas Sciencias exigem ser animados pela protecção dos Principes amigos dos progressos scientificos. Este honroso predicado caracteriza a Vossa Magestade, sob cujos auspicios tenho a honra de publicar os meus trabalhos, como primicias de minha applicação; gosando tambem a ventura de celebrar por este modo, e perpetuar a memoria do fausto dia Natalicio do Herdeiro do Throno e Virtudes Paternaes.
Beija humildemente a Mão Augusta De Vossa Magestade
Lisboa 16 de Setembro de 1837.
O mais obediente subdito.
Antonio Albino da Fonseca Benevides.