Diccionario Bibliographico Brazileiro/André Przewodowski

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Diccionario Bibliographico Brazileiro por Sacramento Blake
André Przewodowski


André Przewodowski - Natural da Polonia, antigo estado da Europa, hoje sob o dominio da Russia, nasceu nos ultimos annos do seculo passado, e falleceu na Bahia depois de 1870.

Emigrando de sua infeliz patria para o Brazil, naturalisou-se cidadão brazileiro, viveu muitos annos nesta provincia e ahi foi empregado nas obras publicas como engenheiro, que era, e como tal prestando bons serviços á sua patria adoptiva.

Escreveu:

- Communicação entre a cidade da Bahia e a villa de Jeazeiro. Bahia, 1848 - Esta obra creio que foi escripta em francez pelo engenheiro Przewodowski e traduzida por outro. Não o affirmo, porém. Sei que foi mandada imprimir pelo coronel Justino Nunes de Sento Sé, e que tambem foi publicada na Revista do Instituto Historico e Geographico Brazileiro, tomo 10.º

- Duas palavras sobre os terrenos entre a cidade da Bahia e o Joazeiro, considerados geologicamente - Sahiu este escripto no mesmo tomo, pag. 384 e seguintes, e tambem na Revista Americana, tomo 2º,pago 20 e seguintes.

- Maison centrale de detention, etc. : memoria - que não pude ver, mas que foi traduzida pelo finado engenheiro Francisco Primo de Souza e Aguiar, (Vide Francisco Primo de Souza e Aguiar.)

- Plan d'une partie de Rio-Grande de Belmonte ou Jequitinhonha pour servir á sa canalisation. Bahia, le 26 Fevrier 1842. – Existe o original no archivo militar e outro exemplar em portuguez a aquarella.