Diccionario Bibliographico Brazileiro/Angelo Ferreira Diniz

Wikisource, a biblioteca livre

Angelo Ferreira Diniz - Filho de Sebastião Ferreirada Rosa e de dona Thereza da Assumpção Vieira, nasceu no Rio de Janeiro a 2 de outubro de 1768, e falleceu em Coimbra a 20 de abril de 1848.

Era doutor, em medicina pela universidade de Coimbra, e, sendo lente da faculdade em que se formara, depois de exercer o magisterio por mais de trinta annos, foi demittido com quarenta e cinco companheiros seus por não convir - diz a carta régia dirigida ao vice-reitor da universidade - ao serviço de sua magestade fidelissima e da patria que continuassem a ser empregados no ensino publico pelos principios politicos que professavam ou por sua incapacidade!

Sua biographia foi escripta e publicada no Jornal da Sociedade de Sciencias Medicas de Lisboa, tomo 10º da 2ª serie, pago 313 e seguintes, 1852.

Escreveu:

- Jornal de Coimbra. Lisboa, 1812 a 1820, 16 volumes - Este jornal foi fundado e redigido por Angelo Diniz e pelo seu collega José Feliciano de Castilho. « E' um archivo abundante, ou repositorio vastissimo, diz Innocencio da Silva, sempre consultado com proveito em attenção ás numerosissimas especies que abrange e que debalde se procurariam em outra parte. » E com effeito neste jornal se trata de sciencias physicas e moraes, de artes, industria, historia, de lettras e sciencias em geral, finalmente. A demissão, portanto, do professor da faculdade de medicina de Coimbra, depois de mais de trinta annos de serviços, só poderia ser por motivos politicos! Por incapacidade nunca.