Diccionario Bibliographico Brazileiro/Antonio Alvares da Silva
Antonio Alvares da Silva - Filho de Antonio Alvares da Silva e de dona Zeferina Roza da Silva, nasceu na cidade de S. Salvador, capital da Bahia, em 1831 ou 1832, e falleceu na mesma cidade em 1865.
Doutor em medicina pela faculdade de sua provincia, onde deu provas de uma intelligencia robusta, foi nomeado por concurso lente oppositor da secção medica da mesma faculdade em 1857, e se achava inscripto para o concurso á cadeira de physiologia em 1865, quando falleceu. Durante este concurso falleceu tambem o doutor João Pedro da Cunha Valle, outro concurrente (vide João Pedro da Cunha Valle), faltando-lhe sómente a sustentação da these.
Escreveu:
- Physiologia da medulla espinhal. Theoria dos movimentos reflexos: dissertação inaugural, precedida de proposições sobre: 1.º Influencia dos climas no desenvolvimento das molestias. 2.° A expulsão da placenta deverá ser sempre abandonada á nàtureza? 3.º O que é afllnidade chimica? Bahia, 1856.
- A vaccina como abortiva e preservativa da variola será prejudicial? these de concurso a um logar de oppositor da secção medica. Bahia, 1857 - Trata da natureza da variola, da acção physiologica e therapeutica da vaccina; e da influencia da vaccina sobre a população. - Em que consiste o vitalismo hippocratico? these apresentada, etc. para o concurso a um logar de substituto da secção medica em 6 de julho de 1859. Bahia, 1859.
- Juizo critico do Calabar, drama em verso do doutor Agrario de Souza Menezes. Bahia, 1858 - Vem annexo ao mesmo drama.
- Elogio historico do doutor Agrario de Souza Menezes - Vem precedendo as obras ineditas do doutor Agrario, mandadas publicar pela sociedade academica Recreio dramatico da Bahia em 1865. (Veja-se Agrario de Souza Menezes.)
O doutor Alvares da Silva escreveu além disso muitas memorias e artigos sobre assumptos relativos á medicina, á historia, á litteratura e mesmo á politica no Direito, jornal politico, no Prisma, no Diario da Bahia, no Estandarte, no Caixeiro nacional, na Opinião, na Semana e na Revista academica. Neste ultimo vem por elle escripta uma necrologia com o titulo:
- O doutor Laurindo José da Silva Rabello. Bahia, 1864 - a qual foi reproduzida no Correio Mercantil da mesma cidade de 9 de dezembro do dito anno, e ultimamente nos Annaes da bibliotheca nacional do Rio de Janeiro, volume 3º, pags. 373 a 384.