Diccionario Bibliographico Brazileiro/Antonio Alves Camara

Wikisource, a biblioteca livre

Antonio Alves Camara - Nasceu na provincia da Bahia a 27 de abril de 1852, fez o curso da escola de marinha, foi promovido a guarda-marinha em novembro de 1870, a segundo tenente em janeiro de 1873, e a primeiro tenente, posto em que se acha, em dezembro de 1875.

E' official da escola de marinha, membro effectivo do Instituto historico e geographico brazileiro, e do Instituto polytechnico, onde exerce ocargo de segundo secretario, etc.

Escreveu:

- Algumas considerações sobre a causa da formação do gulf-stream. Bahia, 1876 - E' um opusculo de 30 paginas, que o autor escreveu por ler a memoria do então primeiro tenente Francisco Calheiros da Graça, se propondo a explicar a causa e formação do gulf-stream e apresentando uma corrente equatorial submarina no atlantico, correndo para oeste.(Veja-se Francisco Calheiros da Graça.) O primeiro tenente Camara explica o facto por modo diverso de seu collega.

- Analyse dos instrumentos de sondar e perscrutar os segredos da natureza submarina, seguida de um appendice, contendo estudos feitos sobre as causas de variação de densidade das aguas no porto de Montevidéo. Rio de Janeiro, 1878 - Refere-se tambem o autor ao sondographo do primeiro tenente Adolpho Pereira Pinheiro. (Veja-se este nome.)

- Impressões de uma viagem do Pará ao Recife, passando por S. Miguel e Tenerife, a bordo da corveta Trajano. Rio de Janeiro, 1878, in-4.º - O barometro de William Siemens. Rio de Janeiro, 1879 - Sahira antes na revista de engenharia tomo 1°, n. 8, e contém figuras intercaladas no texto.

- Breve noticia sobre as curvas de posição e os novos methodos de navegação. Rio de Janeiro, 1880 - Sahira tambem na mesma revista, tomo 2°, n. 1.

- O navisferio ou as observações da noite. Rio de Janeiro, 1880 Idem, tomo 2°, ns. 2 e 3.

- Conferencia sobre a causa da formação e origem do gulf-stream que fez perante o instituto polytechnico brazileiro em sessão de 20 de dezembro de 1880. 87 pags. in-8.º