Diccionario Biographico de Musicos Portuguezes/C

Wikisource, a biblioteca livre

     Caetano José de Mattos, natural de Lx.ª Muzico que foi da Igreja Patriarcal de Lx.ª, compos algumas obras a 4 com instrumentos, e sem eles, faleseo no seculo de 700.

     Caetano de Melo natural da Cidade da Bahia Compos diversas obras a 4, e mais vozes, Compos huma Arte de Canto de Orgão em Dialogo, e hum tratado dos tons, cujas obras existem na Bahia, e Pernambuco.

     Camilo.

     Carlos de Jesus Maria D. nasceo em Lx.ª filho de Manoel Alveres da Silva, e Maria Correia de Oliveira; foi Conigo Regrante da Reformada Congregação de Santa Cruz de Coimbra, exerceo o officio de cantor mor na real Mosteiro de Santa Cruz, e no de S. Vicente de Fora, e nele faleseo a 11 de Agôsto de 1747 Compos algumas obras em Muzica, e huma Arte de Cantochão que se imprimio em Coimbra por Antonio Simões Ferreira 1741. foi publicada com o nome de Luis da Maya Croecer, anagrama puro do seu Nome.

     Claudio Antonio de Almeida.

     Cosme Bayena Ferreira natural de Evora Cidade, hum dos famosos Professores de Muzica de seu tempo, foi Mestre da Cappela da Sé de Coimbra, e Prior de S. João de Almedina da mesma Cidade, compos diversas obras em Muzica a 4 e a 8 vozes.

     Cosme Delgado natural da Vila do Cartaxo, Baxarel na Cathedral de Evora Cidade, onde foi Mestre da Cappela, hum dos mais celebres Cantores de Estante, entre outras Compozições a 4 a 8 e a 12 composhum Manual de Musica devedido em 3 partes como afirma o Licenciado Francisco Galvão Maldonado (à margem está, com outra letra e outra tinta: de Mendanha) nas memorias que ajuntava para a biblioteca Portuguesa.

     Crispim de Andrade natural de Lx.ª Capelão da Capela real, e depois subxantre da Cathedral de Lx.ª Compos bastantes obras em musica, e (publicou a obra segunnte officio particular em louvor do Princepe dos Anjos o Glorioso Arcanjo S. Miguel, Lx.ª por Filipe de Sousa Vilela anno de 1701.

     Cristovão da Fonseca; Padre da Companhia de Jesus natoral de Evora Cidade, filho de João Duarte, e Luisa da Fonseca; no Pulpito foi ouvido com aplauso, e na Conversação com divertimento; porem nunca degenerando em pueril, praticou com suma profundidade a scíencia de Contraponto, entre muitas obras, compos hum Te Deum, com varios generos de instrumentos; o qual se cantou com a sistencia dos Princepis, e Corte na Casa professa de S. Roque em Lx.ª, ele mesmo foi governar batendo o compaço, faleseo a 17 de Mayo de 1728. quando contava 46 annos de idade; jaz sepultado no Colegio do PP. Jesuítas da vila de Santarem.

     Cristovão Luis Gil, nasceo em Lx.ª he trombeta Mór de Sua Mag.de tem composto algumas obras em Muzica.