Diccionario de botanica brasileira/Abacachi amarello

Wikisource, a biblioteca livre

Abacachi amarello.Bromelia Ananas L.. Ananassa salica, Lind. — Var. pyramidalis aurea, Dony. — Fam. das Bromeliaeas. — Esta variedade de abacachi tem o fructo pyramidal e é de côr amarella; encontram-se matizes vermelhos. A parte carnosa do fructo não é tão boa, e o eixo central tem mais resistencia.


Abacachi branco.Var. pyramidalis alba, Mill. — Fam. idem. — A patria do abacachi é, sem duvida, a mesma do Ananaz, isto é, as regiões quentes do globo, como a Asia, Africa e America Meridional. Em todo o Brasil é conhecido debaixo do mesmo nome.

É uma planta herbacea, de cultura delicada e de fórma particular; folhas serriadas, mucronadas, radicaes, lanceoladas e coriaceas. Do centro dellas brota uma haste, e apresenta uma reunião de flores, aggregadas em verticillio, de orgãos bem desenvolvidos e côres purpurinas e bellas, e cuja associação dá nascimento ao fructo, o qual varia de 2 a 3 1/2 decimetros de extensão.

O abacachi é de uma fórma pyramidal, corôado de um ramalhete de folhas, o qual é a haste, que o sustinha no estado de floôs; sua côr varia de branco, rôxo, esverdinhado, amarello, amarellado e vermelho. A sua superficie é tuberculosa, acompanhando symetricamente umas escamas palheosas, signaes das flôres preteritas; o fructo fórma uma baga carnosa, de substancia branca, macia e aquosa,