Diccionario de botanica brasileira/Abacachi branco

Wikisource, a biblioteca livre

Abacachi branco.Var. pyramidalis alba, Mill. — Fam. idem. — A patria do abacachi é, sem duvida, a mesma do Ananaz, isto é, as regiões quentes do globo, como a Asia, Africa e America Meridional. Em todo o Brasil é conhecido debaixo do mesmo nome.

É uma planta herbacea, de cultura delicada e de fórma particular; folhas serriadas, mucronadas, radicaes, lanceoladas e coriaceas. Do centro dellas brota uma haste, e apresenta uma reunião de flores, aggregadas em verticillio, de orgãos bem desenvolvidos e côres purpurinas e bellas, e cuja associação dá nascimento ao fructo, o qual varia de 2 a 3 1/2 decimetros de extensão.

O abacachi é de uma fórma pyramidal, corôado de um ramalhete de folhas, o qual é a haste, que o sustinha no estado de floôs; sua côr varia de branco, rôxo, esverdinhado, amarello, amarellado e vermelho. A sua superficie é tuberculosa, acompanhando symetricamente umas escamas palheosas, signaes das flôres preteritas; o fructo fórma uma baga carnosa, de substancia branca, macia e aquosa, de sabor doce acidulado, muitissimo agradavel, de aroma activo e delicioso: cortada a casca, deixa ver umas vesiculas, que são os fragmentos dos orfãos floraes. Esta planta é semelhante ao ananaz, da qual é variedade, differe na fórma do fructo e no sabor, que é melhor; quanto ao mais ha pouca differença. Depois de descascado o abacachi, parte-se cm rodellas, e ha quem lhe ajunte vinho.

Segundo o botanico Richard, é o abacachi a melhor fructa conhecida.

Depois da provincia do Amazonas, Pernambuco é a que mais a cultiva, especialmente na cidade de Goyanna, o primeiro lugar que a adquirio, pelos esforços do nosso fallecido naturalista Dr. Arruda Camara.

Na Europa cultivam quatro variedades d'esta fructa.

Caracteres da familia. — As bromeliaceas são plantas das regiões quentes do globo, cujas folhas, muitas vezes reunidas na base do caule, alongadas, estreitas, espessas, inteiriçadas, dentiadas o espinhosas nas margens, fazem lembrar até certo ponto as Liliaceas.

As flôres formam espigas escamosas, cachos ramosos, que terminam em globos juntos, em cujos cachos ellas se acham as vezes de tal sorte juntas, que acabam por adherir umas ás outras.

O seu calice é tubuloso, adherente ao ovario, repartido em cima em seis divisões dispostas em duas ordens, tres das quaes interiores são maiores e em fórma de pétalas.

O ovario tem tres lojas, é provido de um estylete e de um estigma de tres divisões agudas.

O fructo é geralmente uma baga trilocular, coroado pelos lobos do cálice.

A planta mais util d'esta familia é o Ananaz, cujas bagas unidas formam um synearpo, ovoide-agudo, elegantemente imbricado na superficie, cheio de uma substancia carnosa acidula, aromatica e doce, que o colloca no numero dos fructos de mesa mais estimados.