Discussão:Lei Federal do Brasil 11310 de 2006

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A formatação está tal como a do original, publicado no DOU. Além disso, o nome oficial do documento é Lei nº 11.310, não Lei Federal do Brasil nº 11.310.o comentário precedente não foi assinado da forma habitual em wikis. Ele foi escrito por 189.58.51.216 (discussão • contrib.)

Olá,
Na sua edição é inserida a tag de parágrafo com texto justificado. Isso é desnecessário, já que todas as páginas do Wikisource possuem esse alinhamento por padrão. Ver MediaWiki:Common.css;
A sua edição utiliza LETRAS MAIÚSCULAS, que em comunicação escrita costuma ser empregada para quando se quer dizer que se está gritando;
Sua edição remove a formatação de seções. Isso quebra o livro de estilo que costumamos utilizar (ver Wikisource Discussão:Vade Mecum) e nos impede de utilizarmos, futuramente, a mw:Extension:LabeledSectionTransclusion#Transcluding_visual_headings. Lugusto 15h30min de 14 de Agosto de 2008 (UTC)
Bem, quanto ao tag parágrafo justificado, eu não sabia. Quanto ao fato de maiúsculas, isso é muito comum da legislação, aparecendo frequentemente O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, assim mesmo, em maiúsculas e em negrito. Eu apenas coloquei o texto aqui exatamente, sem tirar e nem por, tal como está publicado no DOU; mesma ortografia, mesma formatação. 189.58.51.216 15h35min de 14 de Agosto de 2008 (UTC)
Só para adicionar: há tanto texto aqui no Wikisource mal formatado, copiado e colado, de qualquer jeito, sem revisão alguma, que ficar implicando com textos como esse que eu adicionei, formatado e fichado, é mesmo algo um tanto quanto improcedente. A gente deve trabalhar para acertar o que realmente não está de acordo com o razoável, isto é, os textos abandonados, não-revisados, não-formatados, não-fichados e com situação de direitos autorais obscura. Devemos ser razoáveis. 189.58.51.216 15h42min de 14 de Agosto de 2008 (UTC)
Não me oponho ao uso de maiúsculas se assim está no material original. O problema se concentra mesmo em utilizar ele até mesmo no cabeçalho de página. O cabeçalho não precisa ser fiel a nada, ele possui apenas informações a quem consultar a página. Sobre o nome oficial, na nomenclatura das páginas adotamos tais prefixos por motivos técnicos: pode vir a existir uma lei de exata mesma numeração em outro país, ou mesmo em algum estado ou município brasileiro. Você levantou um ponto interessante que eu ainda não havia parado para pensar, sobre o nome oficial do texto versus o nome adotado por motivos técnicos. Tem alguma sugestão de padrão a ser adotado em todas as páginas de leis? (falo em padrão para que a wiki tenha alguma uniformidade, para não confundir quem acabar de chegar nela por uma pesquisa do Google ou similar).
O nome do documento, que vai no cabeçalho, deve ser sempre aquele que consta no original, nada conflitando isso com o fato de eventualmente haver outros documentos com o mesmo nome. Em assim acontecendo, pode-se, por exemplo, colocar alguma informação adicional relativa aquele documento entre parênteses: ano, autor, etc. No caso específico da legislação, o próprio critério de nomear a entrada evita o conflito: se houver por exemplo uma Lei municipal de São Paulo 5103 de 2011 e uma federal, também 5103 de 2011, as estradas poderiam ficar: Lei do Município de São Paulo 5103 de 2011 e Lei Federal do Brasil 5103 de 2011, enquanto que nos cabeçalhos apareceria, em ambas, Lei n.º 5103/2011. Dificilmente ocorrerá, por exemplo, de existirem municípios de mesmo nome com uma lei de mesmo número e ano, mas, uma vez que ocorra, pode-se resolver o problema colocando entre parênteses logo após o nome do município a sigla da unidade federada: Lei do Município de Felicidade (AC) 4297 de 2014 e Lei do Município de Felicidade (PR) 4297 de 2014. 189.58.51.216 17h25min de 14 de Agosto de 2008 (UTC)
Sobre a sua observação da mensagem das 15h42min de 14 de Agosto de 2008:
  1. O que aconteceu é que vimos as suas edições através da página Especial:Mudanças recentes. Exatamente pelo fato de existirem muitas páginas com problemas é que é mais fácil tentar dar algumas ajeitadas quando alguém as localiza por algum dos modos possíveis de navegar na wiki.
  2. Eu sou um dos muito preocupados com a fiabilidade do acervo, apesar de me concentrar atualmente em coisas organizacionais e em localizar mais material livre. Fui até eu quem adicionei o adesivo que puxa as fichas das páginas Smile.png.
  3. As suas contribuições, bem como a de todos, são muito bem-vindas. O sistema registrou, para sempre, que você quem adicionou tal material. Mas, exatamente por este ser um wiki, não é possível que se espere que páginas não sejam alteradas por ninguém (ver w:Wikipedia:Propriedade dos artigos). Para casos de diferenças de opiniões há páginas como esta, para as pessoas envolvidas tentarem chegar em algum lugar em comum. Nos parágrafos acima estou "negociando" sobre o uso de maiúsculas e até pedindo uma sugestão sua. Além de opinar sobre isso, peço também para que opine sobre o uso de formatação de seções (os textos == Assim == ).
Poder mudar, claro que pode. O fato é mudar apenas a formatação quando sequer necessário era. Pode-se encontrar aqui uma centenas de textos que realmente precisam ser formatados. Acho que não é o caso quando a formatação é "limpa", ainda mais quando, além de ser "limpa", respeita ou se aproxima da do original. 189.58.51.216 17h25min de 14 de Agosto de 2008 (UTC)
Lugusto 15h56min de 14 de Agosto de 2008 (UTC)