Ajuda:Assinar

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Onde e quando assinar[editar]

  • No Wikisource, uma assinatura identifica o autor (usuário) de determinado comentário e serve de voto em votações.
  • Assinaturas só devem ser feitas em páginas de discussão (de página de conteúdo, de usuário, etc), páginas próprias a isso, como a Esplanada, páginas de projetos e páginas de votações.
  • Páginas de conteúdo não devem ser assinadas! O autor de cada contribuição pode ser visto no histórico de cada página (aba “história” no topo de cada página).

Como assinar[editar]

Ao escrever um comentário basta acrescentar no final uma das opções apresentadas na coluna “a escrever” da tabela abaixo. Como exemplo, usa-se um nome de utilizador "Exemplo", que tenha efetuado o login.
a escrever (tiles) o que acontece o resultado após publicar (salvar) a página
~~~ Gera link para a página do usuário.
Caso não seja um usuário registado, o link mostra o seu endereço IP.
Exemplo
~~~~ Opção preferencial: gera link para a página do usuário e a data da assinatura.
Caso não seja um usuário registado, o link mostra o seu endereço IP.
Exemplo 04:40, 10 Mar 2004 (UTC)
~~~~~ gera a data da assinatura sem o nome do usuário 04:40, 10 Mar 2004 (UTC)
Outro modo rápido de inserir a sua assinatura ao editar uma página é pressionar o botão para assinatura existente na barra de ferramentas no topo da página, como indicado na imagem ao lado. Esta acção irá gerar uma assinatura com o nome do usuário e a data da edição.
Barra de ferramentas ao editar uma página, com indicação do botão para assinatura.

Sobre a privacidade[editar]

Para quem estiver preocupado com privacidade, o registo de usuário é um pouco mais "seguro": o endereço IP não será visível para outros utilizadores, mas sim o nome de registo. Pode também assinar as suas mensagens com um pseudónimo, como --anon (neste caso, não será mostrado, nem o endereço IP, nem o nome de utilizador; no entanto, o IP estará presente no histórico da página).

Quando um usuário não assinou[editar]

  • Pode acontecer que, por desconhecimento ou distração, um usuário se esqueça de assinar o seu comentário. Neste caso insira, logo após o comentário por assinar:
{{Não assinou|Nome_do_usuário}}
em que Nome_do_usuário é o nome do usuário que não assinou. Para saber de quem é a autoria do comentário por assinar, basta seguir a aba “história” no topo de cada página e verificar quem fez o comentário.
  • Caso se trate de um usuário novo, avise-o depois na sua página de discussão, inserindo:
{{Aviso-assinatura}} ~~~~

Personalizar a assinatura[editar]

A razão[editar]

Com a familiarização do usuário em relação aos mecanismos do MediaWiki? e do Wikisource, é natural que este se veja envolvido em inúmeras discussões. Ora, sabendo que as mensagens dirigidas a um outro editor se fazem na sua página de discussão, e que esta é, geralmente, acessível clicando na assinatura (que o remete para a página de Usuário) e, posteriormente, no separador Discussão, seria ótimo se fosse possível poupar este passo, e incluir, na assinatura, um link direto para a nossa página de discussão.

Como fazer[editar]

  • Isto pode ser conseguido editando as preferências (se estiver a usar o layout monobook.css, este link encontra-se no menu do topo, à direita). Clicando em preferências abrir-se-á o bloco sobre os "Dados de utilizador".
  • Nesse bloco deve-se ativar a opção Assinatura sem atalho automático. e inserir o texto que desejarmos na caixa Seu cognome (para assinaturas).. Aqui poderá ser inscrito qualquer texto; no entanto, caberá ao editor que esse texto faça sentido.

Exemplos[editar]

  • Um exemplo de um assinatura com a funcionalidade descrita acima seria:
-- [[Usuário:Fulano|Fulano]] <sup>[[Usuário Discussão:Fulano|discussão]]</sup>

que iria produzir:

-- Fulano discussão

No exemplo acima foi inserido um separador "--" (para separar automaticamente a assinatura da mensagem), o nome e link para a página de Usuário e, em discussão, o link direto para a página de discussão do Usuário, em sobrescrito.

  • Mas, como já se disse, pode ser usado qualquer outro texto. Por exemplo, podia-se ter apenas o link direto para a página de discussão, disfarçado com o nome de Usuário:
[[Usuário Discussão:Fulano|Fulano]]

que iria produzir:

Fulano

A evitar[editar]

Caracteres[editar]

Se a sua assinatura tiver caracteres fora do comum (não-ASCII, como os caracteres utilizados noutras línguas: "署名をする" e "Потп"), certos utilizadores poderão não conseguir ver esses caracteres corretamente, sendo substituídos por outros caracteres devido a configurações de seu sistema operacional. Evite de utilizar tais caracteres.).

Aparência[editar]

É possível brincar com as assinaturas. Por exemplo, ao incluir caracteres ornamentais (☻♂♖♥★, etc.) e utilizando tags HTML (como esta: <font>) para alterar a cor ou o tamanho do texto.

No entanto, é desaconselhado incluir imagens nas assinaturas por várias razões:

  • sobrecarregam os servidores
  • podem reduzir a eficácia de pesquisas
  • podem dificultar a cópia de texto de uma página
  • potencialmente, podem distrair e "interferir" na leitura de textos
  • em alguns navegadores (browsers), alterando o tamanho de visualização, as imagens não acompanham o tamanho do texto, tornando as linhas com as imagens maiores do que aquelas que têm só texto.

A assinatura também não deve ter imagens ou textos que "pisquem", já que são extremamente incomodativos.

De qualquer forma, se você desejar modificar a cor e o tamanho da sua assinatura, e deixá-la em itálico, negrito ou sublinhado, pode utilizar o exemplo a seguir:

[[Usuário:João das Couves|<font color="#008000" face="Arial" size="3"><i>João</i></font> <u>das</u>
<font color="#ffa500"><b>couves</b></font>]] <sup>[[Usuário Discussão:João das Couves|
<font color="#00BFFF">msg</font>]]

que iria produzir:

João dascouves msg

As principais tags que podem ser usadas são:

  • <b>negrito</b>
  • <i>itálico</i>
  • <u>sublinhado<u>
  • <sub>subscrito</sub>
  • <sup>sobrescrito</sup>
  • <strike>risco</strike>
  • <font color="#008000" face="Arial" size="3">exemplo</font>, onde font color=cor da fonte, face=nome da fonte e size=tamanho da fonte de 1 a 7, podendo ser omitidos os códigos face e size se não quiser usá-los.

Você pode escolher as cores a serem utilizadas consultando na Wikipédia a Tabela de cores ou a Lista de cores.

Tamanho/comprimento[editar]

Por favor, mantenha as assinaturas curtas. Quando são longas, tornam difícil a leitura e edição das páginas, ultrapassando o seu objetivo inicial de "mera assinatura".

Predefinições[editar]

Evite utilizar predefinições nas assinaturas (como esta: {{Usuário:Nome/ass}}). Este recurso sobrecarrega os servidores desnecessariamente já que sempre que se altere a predefinição presente na assinatura todas as páginas em que esta apareça têm de ser atualizadas na cache (no inglês "re-cached") do servidor.

As predefinições nas assinaturas também são alvos preferidos do vandalismo, devido ao seu potencial dano em todas as páginas em que se aplica.

Assinaturas com texto simples, que são guardadas com o conteúdo da página, não utilizam mais recursos do que os próprios comentários, e evitam estes problemas.

Ligações externas[editar]

Também não é recomendado colocar hiperligações (links) para determinado website nas assinaturas como forma de promover esse website, uma vez que aparecerá em todos os comentários que faça. Isso é mal visto pelos outros utilizadores. Caso o queira fazer, recomenda-se que coloque na sua página pessoal de utilizador do Wikisource, que está disponível ao registar-se.