Discussão:Lei n.º 62/2007, de 10 de setembro

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Wikisource, a biblioteca livre

Título da página[editar]

@Acscosta: como no Wikisource teoricamente se aceitam as legislações de qualquer parte do mundo, usamos aqui no lusófono a convenção de nomear as páginas de forma mais específica, para seus títulos serem auto-explicativos, criando redirecionamentos e desambiguações de página conforme necessário. Desse modo, temos Lei Municipal de São Paulo 14471 de 2007, Lei Estadual do Tocantins 977 de 1998, Lei Federal do Brasil 9610 de 1998 etc. A Lei n.º 62/2007, de 10 de setembro ficaria melhor nomeada, dentro desse critério, como Lei da República Portuguesa 62 de 2007, Lei nacional de Portugal 62 de 2007 ou em algum outro título? Os parâmetros da {{navegar}} independem da forma como a wikipágina está nomeada. Lugusto 13h10min de 20 de agosto de 2015 (UTC)[responder]

@555: Caro Lugusto. Considerando os critérios utilizados oficialmente em Portugal para a citação de diplomas legais (ver textos infra em itálico), parece-lhe aceitável que os titulos dos diplomas legais portugueses adotem o formato que apresento a seguir?

Lei n.º 62/2007, de 10 de setembro, da República Portuguesa
Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho, da República Portuguesa

E, antes da adoção da numeração anual:

Lei n.º 1941, de 11 de abril de 1936, da República Portuguesa
Decreto-Lei n.º 44632, de 15 de outubro de 1962, da República Portuguesa

Assim, conservaríamos a forma como os diplomas são referenciados e conhecidos e acrescentaríamos a desambiguação.

Cumprimentos cordiais do Acscosta (discussão) 15h22min de 20 de agosto de 2015 (UTC)[responder]

  • Infelizmente não, Acscosta. Por dois principais motivos:
    1. A configuração do MediaWiki usada nos Wikisources considera as páginas que possuem o caractere de barra no título como subpáginas inclusive no namespace principal. As sugestões do primeiro bloco seriam consideradas como subpágina de Lei n.º 62 e de Decreto-Lei n.º 283, respectivamente. Scripts e funções de dados estatísticos seriam afetados;
    2. Impede que as páginas possam ser facilmente localizadas através de prefixos. Há as categorizações, mas pela natureza do software wiki, é muito fácil uma página ter suas categorizações removidas, ou mesmo ser criada sem elas. Num aspecto linguístico ou mesmo legal os títulos das legislações brasileiras também são inadequados, mas ao menos podemos localizar as páginas a realizar algum tipo de manutenção através de páginas/links como Special:Prefixindex/Lei Municipal (para listar todas as leis de abrangência municipal), Special:Prefixindex/Lei Municipal de São Paulo (para todas as leis municipais do município de São Paulo) e assim sucessivamente.
Ou seja, a fórmula que foi adotada anos atrás é Tipo de documento legal Abrangência Espaço geográfico Sequencia numérica. Claro que está aberta a comentários ou alterações, mas precisaremos ou seguir a fórmula atual, ou mudar as nomenclaturas das demais páginas (o que não é tão complicado assim como pode parecer). Lugusto 22h54min de 21 de agosto de 2015 (UTC)[responder]

@555: Caro Lugusto. Obrigado pela sua resposta.

Permita-me mais algumas considerações para meu esclarecimento neste universo wikisource, que poderá ter algumas características diferentes do universo wikipedia.

Em versões já descontinuadas da Wikipédia eram criadas subpáginas quando o nome de um artigo continha uma barra, o que atualmente não acontece no domínio principal.

Suponho ser assim também na wikisource.

Aliás, existem várias páginas na wikisource com «/» no título que não são nem geraram subpáginas.

Assim, «Lei n.º 62/2007 etc.» não é uma subpágina de «Lei n.º 62», uma vez que não existe nenhuma página denominada «Lei n.º 62». Desta forma não parece ser de afastar liminarmente a adoção da barra dentro de um título.

Que lhe parece?

Vou refletir igualmente sobre a outra questão que coloca.

Cumprimentos cordiais do Acscosta (discussão) 14h41min de 22 de agosto de 2015 (UTC)[responder]